Se você é dono de alguns dispositivos Apple um pouquinho mais antigos, é bom prestar atenção. A empresa atualizou oficialmente sua lista de dispositivos obsoletos e incluiu modelos populares como o iPhone SE original, o iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração) e versões especiais do Apple Watch. A mudança está preocupando muitos usuários que dependem desses aparelhos no dia a dia.
Segundo registros observados por Aaron Perris da MacRumors, a Apple ampliou a lista com cinco novos itens. Quando um produto entra nessa categoria, ele deixa de receber reparos e suporte de hardware.

Quais são esses dispositivos?
De acordo com a 9to5Mac, a atualização coloca alguns modelos queridos pelos fãs na lista de descontinuação total. Esses são os aparelhos que passam a ser considerados obsoletos:
- iPhone SE (primeira geração).
- iPad Pro de 12,9 polegadas (segunda geração).
- Apple Watch Series 4 Hermès.
- Apple Watch Series 4 Nike.
- Beats Pill 2.0.
Um detalhe importante é que apenas as versões Nike e Hermès do Apple Watch Series 4 foram classificadas como obsoletas. O modelo padrão permanece na categoria de produtos antigos, mas com suporte limitado.

O que significa ter um dispositivo obsoleto?
De acordo com a Apple, “os produtos são considerados obsoletos quando a Apple deixa de distribuí-los para venda há mais de 7 anos”.
A partir do momento em que entram nessa categoria, esses aparelhos:
- deixam de receber serviço de hardware;
- não têm mais peças disponíveis em assistências autorizadas;
- podem ter exceções apenas no caso de laptops Mac, que às vezes recebem reparos de bateria por até 10 anos (se houver peças).
Esse prazo começa a contar a partir da última data em que o produto foi vendido. Por isso, alguns modelos ficam obsoletos antes de outros, como aconteceu com as versões do Apple Watch Series 4 incluídas na lista.

Por que alguns modelos ficam obsoletos antes de outros?
A Apple explica que produtos vendidos por mais tempo, mesmo dentro de uma mesma linha, podem ter datas de obsolescência diferentes. Isso também ocorreu recentemente com a linha AirPort.
Leia mais:
- Apple pode ter Intel como nova fornecedora de chips M a partir de 2027, aponta analista
- Fabricantes chinesas desistem de celulares ultrafinos após baixa adesão ao iPhone Air
- Apple é condenada a pagar multa de R$ 3,35 bilhões por causa do Apple Watch
Então, se você teme que algum dispositivo esteja perto de perder suporte, a Apple mantém uma lista de aparelhos classificados como “vintage”, que é o estágio anterior à obsolescência. Eles chegam a essa categoria cinco anos após deixarem de ser vendidos.
O post Apple divulga iPhone, iPad e outros dispositivos como obsoletos; veja quais modelos apareceu primeiro em Olhar Digital.
