Apple e Google recebem prazo para retirar TikTok de suas lojas nos EUA

Nesta sexta-feira (13), o presidente do comitê sobre a China, instalado pela Câmara dos Representantes dos EUA, John Moolenaar, e o principal democrata do comitê, Raja Krishnamoorthi, enviaram cartas aos CEOs de Apple, Google e TikTok, informando-os de que, após 19 de janeiro de 2025, a continuidade da rede social da Bytedance nas lojas de aplicativos será violação da lei dos EUA.

A legislação exige que a ByteDance venda o TikTok para uma empresa não chinesa, ou o aplicativo será banido. Apple e Google, assim como empresas de hospedagem de dados, como Oracle e Amazon Web Services (AWS), poderão enfrentar multas pesadas se continuarem com a parceria após o prazo.

TikTok não poderá continuar nas lojas de aplicativos de smartphones depois de janeiro (Imagem: salarko/Shutterstock)

Leia mais:

Lei contra TikTok poderia restringir liberdade de expressão

  • A ByteDance não conseguiu encontrar um comprador para o TikTok dentro do tempo estipulado e, embora tenha contestado a lei, perdeu, recentemente, um processo em um tribunal de apelações;
  • O tribunal entendeu que a ação do Congresso foi tomada para proteger os direitos dos cidadãos dos EUA contra uma nação adversária, em vez de uma restrição à liberdade de expressão;
  • O TikTok prometeu recorrer à Suprema Corte dos EUA.

Se não houver uma mudança judicial, Apple e Google serão obrigados a remover o aplicativo e os acordos com empresas de nuvem estadunidenses também serão descontinuados, o que poderia aumentar a exposição dos dados dos usuários dos EUA à China, explica a Reuters.

A situação segue tensa, com o TikTok tentando evitar a venda e buscando apoio jurídico, enquanto os reguladores pressionam para garantir que a lei seja cumprida.

ByteDance ainda espera que a Suprema Corte derrube a proibição de sua rede social imposta por lei (Imagem: LanKS/Shutterstock)

O post Apple e Google recebem prazo para retirar TikTok de suas lojas nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Cibercriminosos atacam hotéis brasileiros em busca de cartões de crédito de hóspedes

Não adianta reclamar: Microsoft 365 Copilot será instalado automaticamente no Windows 11

Ficção científica: conheça os tradutores universais que estão sendo desenvolvidos pelas big techs