Apple: iPhone sem entrada para carregador pode virar realidade… na Europa

Um dos próximos lançamentos da Apple será o iPhone 17 Air, o smartphone mais fino da empresa até agora. Boatos indicam que o dispositivo será tão fino quanto a própria entrada do carregador – e a empresa até cogitou removê-la. O que a impediu foi a legislação da União Europeia, que estabelece que os aparelhos vendidos por lá precisam vir com porta USB-C.

No entanto, o site 9to5Mac, que esteve em contato com a Comissão Europeia, confirmou que, sim, a Apple pode remover a entrada, tornando o iPhone com carregamento sem fio mais próximo de virar realidade.

União Europeia impediu Apple de vender iPhones com entrada Lightning (Crédito editorial: charnsitr / Shutterstock.com)

União Europeia padronizou seus carregadores

Um relatório acessado pelo site sugeriu que o iPhone 17 Air poderia ser o primeiro smartphone da Apple sem entrada para carregador. A empresa desistiu disso porque temia conflitos com a União Europeia.

Vamos explicar o motivo disso:

  • A UE queria diminuir o desperdício de energia desnecessário causado por dispositivos eletrônicos usando diferentes tipos de entrada de carregamento. Quando isso era realidade, os usuários acabavam usando vários adaptadores e carregadores diferentes;
  • Para combater isso, o bloco exigiu que todos os aparelhos vendidos por lá precisariam vir com a porta de carregamento em comum, o USB-C (a mais popular no momento que a legislação foi aprovada);
  • A Apple já usava entrada USB-C nos Macs e iPads, mas o iPhone ainda tinha entrada Lightning;
  • O prazo para que a companhia parasse de vender dispositivos com o carregador Lightning acabou em janeiro de 2025. Os últimos dois modelos com essa entrada eram o iPhone SE e 14, que tiveram suas vendas encerradas antes do prazo;
  • Agora, todos os celulares vendidos na União Europeia vêm com carregador USB-C.
Carregador MagSafe do iPhone já é vendido… e pode ficar ainda mais popular (Imagem: divulgação/Apple)

iPhone pode vir sem porta de carregador

O colunista da Bloomberg especialista na Apple, Mark Gurman, relatou que a empresa considerou tirar a entrada de carregamento do iPhone 17 Air. A ideia era apostar no carregamento sem fio e na sincronização de dados com a nuvem. Ele também revelou que a Apple teria decidido não concretizar a mudança devido à legislação da União Europeia.

Mas não é bem assim. O 9to5Mac entrou em contato com a assessoria de imprensa da Comissão Europeia e confirmou que a legislação padroniza as entradas de carregador para dispositivos eletrônicos, mas não inclui nada sobre a ausência de entradas.

Veja o que a assessora de imprensa da Comissão, Federica Miccoli, respondeu ao site:

Como tais equipamentos de rádio não podem ser recarregados via carregamento com fio, eles não precisam incorporar a solução de carregamento harmonizada (com fio).

– Federica Miccoli, assessora de imprensa da Comissão Europeia para mercado interno e estratégia industrial

Basicamente, se tiver entrada para carregador, precisa ser USB-C. Mas se não houver nenhuma entrada… não há lei sobre isso.

Leia mais:

A assessora também afirmou que a Comissão Europeia irá padronizar o carregamento sem fio, para evitar o mesmo problema de desperdício de energia, no futuro.

Ou seja, a Apple ganhou o aval que precisava para começar a produzir o iPhone sem carregador na União Europeia, como desejava. Porém, isso não deve acontecer com o 17 Air, que provavelmente já está a caminho.

O post Apple: iPhone sem entrada para carregador pode virar realidade… na Europa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novos óculos VR da Meta serão lançados no Brasil (em algum momento)

Meta Connect 2025: Zuckerberg anuncia novos óculos de VR e mais

Olhar do Amanhã: regulamentação das big techs e a primeira “ministra de IA” do mundo