A Apple lançou o iPhone 17 Air nesta terça-feira (09). Descrito pela empresa como o mais fino da sua história, o celular tem 5,6 milímetros de espessura. O aparelho estreia como uma nova categoria dentro da família iPhone, prometendo “performance profissional em um design leve e elegante”, segundo o CEO da empresa, Tim Cook.
O corpo é feito de titânio de grau cinco com acabamento espelhado e traz uma arquitetura interna redesenhada para abrir espaço para uma bateria maior. A traseira agora também é protegida por Ceramic Shield, enquanto a parte frontal ganhou a segunda geração da tecnologia (Ceramic Shield 2), que oferece três vezes mais resistência a riscos e quatro vezes mais resistência a trincas.
Câmeras embutidas, bateria parruda, novo chip potente: os destaques do iPhone 17 Air
Por ser um modelo tão diferente em comparação aos demais do portfólio da Apple, o iPhone 17 Air pode chamar atenção por diversos aspectos. Vamos a eles.
Tela e design
O iPhone 17 Air chega com tela Super Retina XDR de 6,5 polegadas, taxa de atualização adaptativa de até 120 Hz (ProMotion) e Always-On Display que pode reduzir a frequência para 1 Hz (frame por segundo) para economizar energia. O brilho máximo atinge 3.000 nits em áreas externas, com contraste duas vezes melhor em comparação ao iPhone 16, segundo a Apple.
O modelo também inclui o botão de Ação e o Camera Control, que permitem ativar rapidamente funções ou abrir a câmera.
Sistema de câmeras
Ter apenas uma câmera atrás é um detalhe que, para melhor ou pior, pode intrigar muita gente. Na verdade, é um sistema duplo de 48 MP (Fusion), com sensor quad-pixel de 2,0µm e estabilização por deslocamento de sensor. A lente principal oferece distâncias focais virtuais de 28 mm e 35 mm, além da opção de zoom óptico de 2x (52 mm).
Já a câmera frontal de 18 MP inaugura o recurso Center Stage também para fotos, com um sensor quadrado e campo de visão mais amplo. O recurso usa IA para ajustar automaticamente o enquadramento em selfies e chamadas de vídeo, sem que o usuário precise girar o celular.
Além disso, a câmera frontal grava em 4K HDR estabilizado e suporta gravação simultânea com as câmeras traseiras (Dual Capture).
Entre os recursos destacados pela Apple, estão:
- Nova geração de retratos, com foco ajustável mesmo após a captura;
- Estilos fotográficos atualizados, incluindo o novo modo Bright;
- Vídeos em Dolby Vision 4K a 60 fps;
- Áudio espacial integrado, com recurso Audio Mix para ajustar vozes e reduzir ruído de fundo.
Bateria e durabilidade
Apesar do corpo ultrafino, a Apple promete autonomia de um dia inteiro, com destaque para até 40 horas de reprodução de vídeo. O modelo adota apenas eSIM, tendência que libera espaço interno e melhora a segurança. Isso porque o chip virtual não pode ser removido em caso de perda ou roubo.
O iOS 26 também traz um novo Adaptive Power Mode, que aprende os hábitos do usuário e reduz o consumo para prolongar a carga quando necessário.
Novo chip
O iPhone 17 Air vem equipado com o A19 Pro, o chip mais poderoso já colocado num iPhone. Além dele, estreia o modem proprietário C1x, duas vezes mais rápido que a versão anterior, e o chip N1, que habilita suporte a Wi-Fi 7, Bluetooth 6 e Thread.
O iPhone 17 Air estreia com três novos chips projetados pela Apple:
- A19 Pro (o chip mais poderoso já colocado num iPhone), com CPU de 6 núcleos e GPU de 5 núcleos capaz de rodar jogos AAA;
- N1, que habilita Wi-Fi 7, Bluetooth 6 e Thread, além de otimizar recursos como AirDrop e Hotspot;
- C1X, modem 5G desenvolvido pela Apple, duas vezes mais rápido que o anterior e 30% mais eficiente em consumo de energia.
Segundo a empresa, o conjunto garante o iPhone mais eficiente já produzido, pronto para rodar recursos de inteligência artificial generativa diretamente no dispositivo.
Leia mais:
- Apple apresenta o novo iPhone 17; conheça
- AirPods Pro 3 e três Apple Watch novos: veja as novidades “vestíveis” lançadas pela Apple
- Vale a pena comprar o iPhone 17 para substituir seu celular antigo da Apple?
- Tem iPhone? Veja 9 ajustes de segurança e privacidade importantes para fazer no celular
Apple Intelligence, iOS 26, preço e disponibilidade
O iPhone 17 Air estreia junto com o iOS 26, que apresenta o novo visual Liquid Glass — ícones e elementos de interface translúcidos, no estilo “bolhas de vidro”. O sistema operacional também amplia os recursos de Apple Intelligence, que agora incluem:
- Live Translation (tradução em tempo real de texto e áudio);
- Ferramentas de triagem de chamadas e mensagens;
- Melhorias em apps como Música, Mapas, Wallet e o novo Apple Games.
O iPhone 17 Air será vendido em quatro cores: preto espacial, branco nuvem, dourado claro e azul céu.
Nos Estados Unidos, a pré-venda começa em 12 de setembro, com chegada às lojas em 19 de setembro. No Brasil, a Apple confirmou preço inicial de R$ 10.499, com pré-venda em 16 de setembro e disponibilidade a partir de 19 de setembro (confira os preços dos demais modelos de iPhone lançados pela Apple nesta matéria do Olhar Digital).
O post Apple lança iPhone 17 Air – o mais fino e com o chip mais poderoso apareceu primeiro em Olhar Digital.