Apple lança Lockdown Mode para bloquear ataques de spyware em usuários em risco

Diante do aumento dos casos de ataques de cibercriminosos, a Apple acaba de anunciar um novo recurso para bloquear invasões de spyware a usuários em risco: o Lockdown Mode. Ele deve entrar no mercado nos próximos meses, integrando o sistema operacional dos iPhones, iPads e Macs da empresa. A inovação é uma resposta após dispositivos da empresa terem sido invadidos, principalmente pertencentes a ativistas, políticos e jornalistas.  

Briga judicial 

No momento, a fabricante do iPhone está processando a empresa de spyware israelense NSO Group, sob a acusação de que ela foi responsável pelo ataque a 150 países por meio do Pegasus. 

O software da empresa pode infectar iPhones e dispositivos Android, permitindo que as operadoras extraiam mensagens, fotos e e-mails, gravem chamadas e ativem secretamente microfones e câmeras.

O NSO Group diz que suas ferramentas são feitas para atingir terroristas e criminosos e insiste que fornece o Pegasus apenas para agências militares, policiais e funcionários de inteligência de países com bons registros de direitos humanos.

Leia mais:

Cibercriminosos leiloam informações sigilosas online e exigem mais de US$ 13 mi de resgate Descubra quais são os 10 vírus mais comuns nos apps bancários do Android Podcast do Olhar Digital: os 15 anos da venda do primeiro iPhone

Apple no olho do furacão

Quando a extensão da suposta vigilância foi revelada em julho do ano passado, a Apple enfrentou críticas de especialistas em privacidade e segurança por não proteger os usuários.

Rapidamente, a empresa lançou uma atualização de software de emergência para todos os dispositivos para corrigir a vulnerabilidade que a Pegasus vinha usando secretamente há anos.

Agora, está lançando o Lockdown Mode como um recurso de segurança mais amplo. Segundo a empresa, o dispositivo poderá proteger os dispositivos de todos os spywares conhecidos atualmente no mercado.

Apple anuncia novo dispositivo para proteger usuários contra ataques de hackers e possíveis invasões em busca de furtos de dados. Imagem: Divulgação/Apple

Veja as proteções incluídas no novo modo de segurança

Mensagens: a maioria dos tipos de anexos de mensagens, exceto imagens, é bloqueada. Alguns recursos, como visualizações de links, estão desativados;Navegação na Web: Certas tecnologias da Web complexas, como compilação JavaScript just-in-time, são desabilitadas, a menos que o usuário exclua um site confiável;Chamadas: os convites recebidos, incluindo chamadas do FaceTime, são bloqueados se o usuário não tiver enviado anteriormente uma chamada ou solicitação ao iniciador;As conexões com fio com um computador ou acessório são interrompidas quando o iPhone está bloqueado.

Via: BBC

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Apple lança Lockdown Mode para bloquear ataques de spyware em usuários em risco apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Pluribus tem quantos episódios? Veja calendário de lançamento no Apple TV

Nintendo Switch: jogos da eShop com até 92% OFF; aproveite

PF pede extradição de suspeitos de ataque ao Pix que desviou mais de R$ 800 milhões