Nesta terça-feira (9), a Apple realizou um evento de lançamento do iPhone 17 e de seus vestíveis (AirPods e Apple Watch), além de outros recursos. Nesta reportagem, o Olhar Digital compila as principais novidades trazidas pela maçã.
iPhone 17, Pro e Pro Max
O principal lançamento do dia foi, sem dúvidas, a nova linha iPhone 17, com três versões: 17, Pro e Pro Max. A geração traz mudanças de design, novos recursos de câmera, melhorias de desempenho com os chips A19 e A19 Pro, além de avanços em bateria e conectividade.
O iPhone 17 mantém o foco em ser o modelo padrão da linha, enquanto o iPhone 17 Pro aposta em um novo corpo em alumínio e no inédito “camera plateau”. Já o iPhone 17 Pro Max foi confirmado como a versão mais avançada, trazendo melhorias adicionais em desempenho e autonomia.
O iPhone 17 chega com tela Super Retina XDR de 6,3 polegadas, brilho máximo de 3.000 nits e taxa de atualização de até 120 Hz com ProMotion. O modelo estreia o Ceramic Shield 2, material que promete três vezes mais resistência a riscos em relação à geração anterior e menor reflexo em ambientes externos.
Os preços dos três principais novos modelos da Apple são:
- O iPhone 17 tem preço partindo de R$ 7.999 (256 GB) até R$ 9.499 (512 GB);
- O iPhone 17 Pro tem preço inicial de R$ 11.499, mas pode chegar até R$ 14.499 com armazenamento de 1 TB;
- Já o iPhone 17 Pro Max inicia em R$ 12.499, mas chega até R$ 18.499 com o maior armazenamento da linha, de 2 TB.
A pré-venda do novo iPhone começa em 16 de setembro, com o aparelho sendo entregue a partir de 19 de setembro.
iPhone 17 Air
Descrito pela empresa como o mais fino da sua história, o iPhone 17 Air tem 5,6 milímetros de espessura e estreia como uma nova categoria dentro da família iPhone, prometendo “performance profissional em um design leve e elegante”, segundo o CEO da Apple, Tim Cook.
O corpo é feito de titânio de grau cinco com acabamento espelhado e traz uma arquitetura interna redesenhada para abrir espaço para uma bateria maior. A traseira agora também é protegida por Ceramic Shield, enquanto a parte frontal ganhou a Ceramic Shield 2.
O iPhone 17 Air chega com tela Super Retina XDR de 6,5 polegadas, taxa de atualização adaptativa de até 120 Hz (ProMotion) e Always-On Display que pode reduzir a frequência para 1 Hz (frame por segundo) para economizar energia. O brilho máximo atinge 3.000 nits em áreas externas, com contraste duas vezes melhor em comparação ao iPhone 16, segundo a Apple.
No Brasil, a Apple confirmou os preços do novo modelo, que substitui a linha Plus:
- 256 GB: R$ 10.499;
- 512 GB: R$ 11.999;
- 1 TB: 13.499.
AirPods Pro 3
Os fones de ouvido “mais populares do mundo” (segundo Cook) contam com novos recursos de inteligência artificial (IA), incluindo tradução de voz ao vivo, design personalizado para diferentes tamanhos de orelha e mais tempo de bateria.
O AirPods 3 Pro traz mais recursos de IA e melhorias no sistema de Cancelamento Ativo de Ruído, removendo duas vezes mais ruído do que o AirPods Pro 2, da geração anterior. De acordo com a empresa, é o melhor cancelamento de ruído entre todos os fones de ouvido do mundo.
Outro grande destaque é uma tecnologia de tradução ao vivo. Ao conversar pessoalmente com uma pessoa que fala outro idioma, o dispositivo usa IA para traduzir tudo em tempo real.
Se as duas pessoas da conversa estiverem usando o AirPods Pro 3, uma voz traduz tudo o que foi dito diretamente no ouvido de cada uma. No caso de apenas uma das pessoas estar usando o fone, o dispositivo capta o que foi falado e traduz em forma de texto na tela do iPhone.
Outra novidade é um design que se adapta a cada orelha. A Apple realizou mais de dez mil escaneamentos de ouvido para criar um modelo que se ajusta a diferentes tipos de orelha, maior ou menor. São cinco tamanhos, incluindo um novo tamanho maior: XXS.
O modelo ainda conta com resistência contra água e suor, para ser usado durante sessões de treino e exercícios. Isso porque, segundo a maçã, mais pessoas se exercitam com o AirPods Pro 3 do que qualquer outro fone de ouvido do mundo.
O preço do AirPods 3 é R$ 2.429,10. Por ora, a maçã não divulgou quando o modelo entrará em pré-venda, nem quando será entregue.
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Apple Watch SE 3, Series 11 e Ultra 3
Na linha de smartwatches, a companhia apresentou três novos modelos: Apple Watch SE 3 (mais básico), Apple Watch Series 11 (intermediário) e Apple Watch Ultra 3 (avançado).
O Watch SE 3 vem com os famosos recursos de saúde e condicionamento físico da Apple, como notificações de saúde cardíaca, monitoramento de ciclo e condicionamento cardiovascular, detecção de queda e colisão, além de SOS de emergência.
Ainda, traz novidades: medição de qualidade de sono (incluindo notificações de apneia de sono), temperatura do corpo e até estimativas de ovulação. Ele é equipado com o chip S10 e tela quatro vezes mais resistente do que a geração anterior, graças à adição de uma película de vidro personalizada.
Mesmo assim, a bateria permanece com longa duração, chegando a 18 horas contínuas de uso. Pela primeira vez, um smartwatch deste tipo da Apple vem com carregamento rápido, chegando a 80% de carga em 45 minutos.
O modelo também permite atender chamadas de voz, enviar mensagens e fazer ligações de emergência mesmo quando o iPhone não estiver por perto.
Ele ainda conta com suporte 5G, para conexão mais rápida e sistema operacional watchOS 26, o mais atual da empresa e que vem com IA integrada para uso mais personalizado.
Por sua vez, o Watch Series 11 é o modelo intermediário do Apple Watch – pelo menos em relação ao preço. Ele une a simplicidade e design do SE 3 com os recursos de saúde avançados do Ultra 3. O modelo tem bateria com até 24 horas de duração, com carregamento rápido que fornece até oito horas em apenas 15 minutos.
Ele tem design fino, confortável e durável para diferentes situações (incluindo embaixo d’água), com composição de alumínio, duas vezes mais resistência contra arranhões e tela com revestimento em cerâmica que protege o visor de rachaduras.
O Series 11 também pode atender ligações, enviar mensagens e acessar serviços de emergência mesmo quando o iPhone não estiver por perto, conexão 5G e watchOS 26.
Os recursos de saúde são os mesmos dos demais, incluindo as novidades de medição de pressão arterial e notificações de hipertensão do Apple Watch Ultra 3 (leia mais a seguir).
O Apple Watch Ultra 3 é o smartwatch mais avançado da Apple até agora, com recursos expandidos de saúde, condicionamento físico, segurança e conectividade. Ele é descrito como um modelo esportivo, elegante e um “companheiro de saúde completo”, projetado para “manter os usuários mais conectados e seguros onde quer que estejam”.
Para isso, o dispositivo vem com comunicação via satélite integrada, que permite compartilhar localização e enviar mensagens mesmo em locais sem rede. Ele também tem GPS mais preciso, conexão 5G e também é abastecido pelo watchOS 26.
Entre os destaques, estão a tela mais avançada da empresa, com OLED grande-angular (para visualização em qualquer ângulo) e tecnologia LTPO3, que oferece alto desempenho e baixo consumo de energia, permitindo que as bordas da tela sejam 24% mais finas e aumentando o tamanho útil do visor, mas sem aumentar o tamanho total do dispositivo.
O modelo ainda conta com taxa de atualização mais rápida, Modo Noturno para preservar a visualização durante a noite e eficiência energética, que aumenta a duração da bateria para até 42 horas seguidas.
No modo de baixo consumo, ela chega a até 72 horas seguidas. O modelo também vem com carregamento rápido, que fornece 12 horas de duração em apenas 15 minutos na tomada.
Entre as novidades de saúde do Apple Watch Ultra 3, estão a medição de pressão alta e notificações de hipertensão (que tornam o diagnóstico mais preciso) e recursos avançados de condicionamento físico, incluindo integração com IA para oferecer insights em tempo real sobre o estado de saúde do usuário.
A IA também permite criar treinos personalizados para diferentes tipos de esportes, desde corrida e caminhada até ciclismo, natação, mergulho e golfe.
A seguir, confira os preços de cada modelo:
- Apple Watch SE 3: preços entre R$ 3.299 e R$ 3.899;
- Apple Watch Series 11: preços entre R$ 5.499 e R$ 9.299;
- Apple Watch Ultra 3: preços entre R$ 10.499 e R$ 11.799.
iOS 26 ganha data de lançamento
Durante o evento de anúncio da linha iPhone 17, a Apple também confirmou quando o iOS 26 será disponibilizado para usuários finais: a partir de 15 de setembro, próxima segunda-feira.
Na mesma data, a Apple liberará a versão 26 para suas outras plataformas, incluindo iPadOS, watchOS, macOS e tvOS.
O novo sistema operacional da Apple traz uma nova identidade visual (chamada oficialmente de Liquid Glass, ou “vidro líquido”) e, segundo a empresa, mantém a familiaridade que usuários estão acostumados, incluindo o foco em privacidade.
Saiba mais das novidades do sistema operacional conferindo o artigo completo produzido pelo Olhar Digital.
iPhone 17 Pro: recurso faz celular ter “câmera de cinema”
Como vimos, a Apple anunciou várias novidades, mas quem produz vídeos também ganhou atenção: chega o Final Cut Camera 2.0, aplicativo gratuito que transforma o iPhone em uma ferramenta ainda mais profissional.
O grande destaque é que o iPhone 17 Pro e Pro Max agora conseguem gravar em ProRes RAW, formato usado no cinema que guarda mais informações da imagem e permite ajustes muito mais avançados na edição, sem perda de qualidade. Isso faz do iPhone o primeiro celular do mundo a oferecer esse recurso.
Outra novidade é o genlock, tecnologia usada em filmagens profissionais para sincronizar várias câmeras ao mesmo tempo, sem precisar de correções depois. Além disso, o app traz suporte à gravação Open Gate, que aproveita todo o sensor da câmera para captar imagens mais amplas e detalhadas.
macOS com Liquid Glass
O macOS 26 Tahoe marca uma das maiores mudanças visuais no sistema operacional da Apple em anos.
A atualização introduz o efeito Liquid Glass, que já havia sido apresentado no iPhone (embora ainda em beta) e, agora, chega também ao Mac. A proposta é renovar o visual dos ícones e da interface, equilibrando novidades com a familiaridade do design clássico.
Embora o sistema traga novos recursos além do visual, o que mais chama atenção é a forma como a Apple decidiu reimaginar ícones tradicionais, alguns deles sem alterações significativas há décadas.
As mudanças vão de ajustes sutis até reformulações completas, tornando a experiência mais uniforme em relação ao iOS.
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