Após um grande anúncio e expectativas fortes para o iPhone Air, primeiro ultrafino da Apple, o modelo parece não estar vendendo tão bem quanto o esperado. Informações do site Nikkei Asia indicam que a Apple reduziu exponencialmente a fabricação desses aparelhos, que estão em níveis de produção similares aos de celulares em fim de linha.
Como aponta uma fonte ouvida pelo veículo, a má recepção do aparelho fará com que o número de aparelhos seja somente 10% do total de dispositivos fabricados em setembro. Esse é um corte expressivo na fabricação do dispositivo, mas também não significa necessariamente que a Apple descontinuou o produto.
Vale notar que a Apple tem uma lógica de trabalho toyotista e produz somente o necessário, sem estoques gigantescos. Porém, o fato da desaceleração do iPhone Air não ser seguido pelos modelos regulares indica uma menor procura para o smartphone superfino da gigante de Mountain View.
Aliás, estima-se que o iPhone Air conseguiu bons números na China, apesar da procura reduzida em outros mercados. Em contrapartida, os iPhone 17 regulares mantêm bons números, e fizeram com que a Apple mantivesse a produção entre 85 e 90 milhões de unidades, além de encostar na Samsung no número de vendas recentemente.
Por que o iPhone Air não caiu nas graças do público?
Essa não é a primeira notícia de cortes na produção do iPhone Air. Rumores passados já apontavam que a Apple estava insatisfeita com o desempenho do aparelho ultrafino, e que poderia descontinuar a linha no futuro. Contudo, as especulações têm fontes menos confiáveis, então é necessário ter cautela.
- O alto preço do iPhone Air pode ser um dos principais motivos pela recepção fria por parte dos consumidores;
- Esse smartphone também traz bateria reduzida, afinal de contas a Maçã precisou fazer sacrifícios para deixar o corpo do aparelho tão fino;
- A câmera traseira única de 48 megapixels, embora potente, não teve tanto apelo assim;
- As funcionalidades de inteligência artificial do Apple Intelligence também não são o principal chamariz da Apple até o momento.
Sem números oficiais, é difícil apontar quão misto foi o lançamento do iPhone Air, mas o modelo parece seguir um caminho similar ao do Galaxy S25 Edge. O superfino da Samsung não foi bem recebido por público e crítica, e virou personagem de rumores recentes sobre um possível cancelamento do S26 Edge e uma mudança de rota por parte da sul-coreana.
Para mais informações sobre smartphones da Apple e outras marcas, fique de olho no site do TecMundo.