Apple traz de volta recurso de oxigênio no sangue ao Watch após disputa de patentes

A Apple anunciou que está reativando o recurso de medição de oxigênio no sangue em alguns modelos do Apple Watch, quase dois anos após ter sido obrigada a removê-lo por conta de uma disputa de patentes com a empresa Masimo.

A função, conhecida como oximetria de pulso, está voltando a estar disponível nos modelos Watch Series 9, Watch Series 10 e Ultra 2 por meio de uma atualização de software que começou a ser distribuída nesta quinta-feira (14), segundo comunicado da Apple.

Maçã foi obrigada a remover recurso por questões de patente (Imagem: Paolo Bona/Shutterstock)

A retomada foi possibilitada por uma recente decisão da alfândega dos Estados Unidos. O recurso mede a saturação de oxigênio no sangue de forma semelhante aos dispositivos usados por médicos que se encaixam no dedo do paciente.

Introduzida pela Apple em 2020, a função foi removida de versões mais recentes do relógio após a derrota da empresa em um processo movido pela Masimo em 2023.

Como foi a disputa da Apple com a Masimo pelo recurso

  • A disputa remonta a 2013, quando a Apple contratou o diretor médico da Masimo pouco depois de uma reunião para discutir a tecnologia;
  • Posteriormente, também incorporou um engenheiro sênior e dezenas de outros funcionários da companhia;
  • No julgamento, o ex-diretor médico afirmou que a Apple o instruiu a não levar informações confidenciais;
  • A Apple declarou, anteriormente, que respeita a propriedade intelectual e não obtém informações sigilosas de outras empresas.
Masimo processou a Apple em 2023 (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Joe Kiani, ex-CEO da Masimo e figura central na batalha judicial contra a Apple, foi destituído do cargo em outubro de 2024 após uma disputa com um investidor ativista. A Masimo não comentou o anúncio até o momento.

Leia mais:

Como fica a medição a partir de agora?

Nos modelos mais antigos do Apple Watch, a medição do oxigênio no sangue continua sendo feita diretamente no dispositivo.

Já na versão redesenhada, os dados dos sensores são enviados para um iPhone pareado, que realiza o cálculo e exibe o resultado no aplicativo Apple Saúde. Não há indícios de que a ausência do recurso tenha impactado de forma significativa as vendas do relógio.

Na versão redesenhada, os dados dos sensores são enviados para um iPhone pareado, que realiza o cálculo e exibe o resultado no aplicativo Apple Saúde (Imagem: Chinnapong/Shutterstock)

Novo Apple Watch deve sair em setembro, dizem rumores

Já faz quase 2 anos do lançamento do último Apple Watch Ultra, a versão turbinada dos relógios inteligentes da marca. É verdade que a maçã até trouxe um modelo alternativo em 2024, mas a única novidade dele era uma roupagem diferente.

A espera, no entanto, deve acabar nos próximos meses. Segundo informa o site especializado 9to5Mac, a big tech prepara a apresentação da terceira geração do dispositivo para os primeiros meses do segundo semestre.

Leia a matéria completa aqui

O post Apple traz de volta recurso de oxigênio no sangue ao Watch após disputa de patentes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Por que tantos jovens têm colesterol alto no Brasil?

5 melhores celulares para selfie em 2025

Claude: Modo de Aprendizagem agora está disponível para todos