Apple usa chips de IA da Amazon, diz diretor da empresa em evento

A Apple anunciou, durante a conferência re:Invent da Amazon, que usa chips de inteligência artificial (IA) feitos pela Amazon Web Services (AWS) para melhorar serviços – por exemplo, busca. A big tech também planeja avaliar se vai usar os chips para treinar os modelos de IA embutidos na Apple Intelligence.

Benoit Dupin, diretor sênior de aprendizado de máquina e IA da Apple, explicou, na terça-feira (03), como a Apple usa a nuvem da Amazon. Isso é raro, pois a Apple quase nunca permite que um fornecedor a destaque como cliente, apontou a CNBC.

Apple usa IA da Amazon há mais de dez anos, revela diretor da big tech

Dupin contou que a Apple usa a AWS há mais de dez anos para serviços como Siri, Apple Maps e Apple Music. Os chips Inferentia e Graviton da Amazon, por exemplo, ajudaram a melhorar a eficiência dos serviços de busca em até 40%, de acordo com Dupin.

Apple vai considerar usar IA da Amazon para treinar modelos de IA embutidos na Apple Intelligence (Imagem: Mojahid Mottakin/ Shutterstock)

Dupin também disse que a Apple está começando a testar o chip Trainium2 da Amazon para treinar seus modelos de IA. “Nos estágios iniciais da avaliação do Trainium2, esperamos uma melhoria de até 50% na eficiência do pré-treinamento“, disse Dupin.

Isso mostra que os chips da Amazon não são apenas uma maneira mais barata de usar IA comparados aos processadores tradicionais da Intel e AMD, mas também uma boa opção para desenvolver novos modelos de IA.

Além disso, a participação da Apple na conferência é um apoio importante para a AWS. Isso porque a empresa concorre com Microsoft Azure e Google Cloud pelos investimentos em IA.

Leia mais:

Busca por alternativas

Empresas de tecnologia buscam alternativas para não ficarem reféns da Nvidia na hora de treinar IA (Imagem: Hepha1st0s/Shutterstock)

Normalmente, treinamento de IA precisa de chips gráficos (e caros) da Nvidia. Por isso, Apple e outras empresas de tecnologia têm explorado chips de marcas diferentes. A ideia é tornar esse processo mais barato e eficiente.

No caso da Apple, a empresa também tem usado soluções de outros concorrentes. No começo deste ano, a empresa disse que usou chips TPU do Google Cloud para treinar a Apple Intelligence.

O post Apple usa chips de IA da Amazon, diz diretor da empresa em evento apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Esse peixe da Amazônia tem uma reação surpreendente ao estresse

Arco-íris monocromáticos: quando a natureza surpreende com tons de vermelho

O que é um drone? Saiba como funciona e curiosidades