Perto de comemorar os 20 anos do primeiro iPhone, a Apple deve realizar transformações sensíveis em seu calendário de lançamentos. Informações do jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, indicam que a empresa mudará a ordem de chegada de alguns produtos, atrasando o iPhone 18 e dando prioridade ao seu primeiro dobrável.
Como já é esperado, a gigante de Cupertino anunciará sua linha principal de produtos entre setembro e outubro do próximo ano. Porém, o cronograma será diferente, e a empresa deve anunciar somente os futuros iPhone 18 Pro, iPhone 18 Pro Max e o tão aguardado iPhone dobrável inédito da marca.
Se você sentiu falta do iPhone 18 base, é porque esse modelo seria lançado apenas no ano seguinte, em 2027. A ideia da Apple é de lançar a versão padrão do dispositivo no começo do ano, em uma janela similar ao do lançamento do iPhone 18e e possivelmente do iPhone Air de segunda geração.

Inclusive, por falar no ultrafino recente da Maçã, Gurman aponta que o lançamento do modelo foi uma espécie de “exercício tecnológico e protótipo” para a chegada do iPhone dobrável. O motivo é que o primeiro dobrável usará muitos componentes e tecnologias do Air, indo de acordo com alguns rumores passados.
Apple pode cancelar o iPhone Air
Essa movimentação por parte da Apple tem uma explicação lógica bem interessante em termos de mercado. A empresa poderia espaçar melhor seus lançamentos, com objetivo de aprimorar sua distribuição de receita ao longo do ano, além de reduzir a pressão em funcionários e fabricantes para um único lançamento no fim do ano.
- A grande questão do rumor é como a Apple resolverá os problemas envolvendo o iPhone Air e a suposta falta de demanda;
- Há algumas semanas, a Apple teria cortado expressivamente a produção do modelo ultrafino, por desinteresse do público;
- Com esse cenário em jogo, uma futura versão do modelo Air poderia não ser lançada em 2026;
- Essa mudança de planos pode fazer com que a Apple repense sua estratégia, já que nesta geração a empresa substituiu o iPhone 17 Plus pelo Air;
- Com a recepção fria pelo superfino, pode ser que a Maçã coloque a versão Plus nos planos de novo;
- Uma das principais reclamações dos usuários são a bateria baixa e o uso de somente uma câmera de 48 MP;
- Para contornar isso, a Apple poderia adicionar uma câmera ultrawide em uma futura versão do smartphone.
No entanto, um dos maiores impactos deve ficar nesse adiamento do iPhone 18 base. Com essa estratégia, a empresa vai priorizar os modelos topo de linha primeiro, e isso até faz sentido, visto que os modelos Pro e Pro Max estavam encabeçando a lista que fez a Apple aumentar sua participação de mercado.
Quer acompanhar tudo sobre os próximos lançamentos da Apple e do mercado de smartphones? Fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre o iPhone 18 e outros dispositivos da marca.
