Já faz tempo que inúmeros rumores indicam o lançamento de um novo Apple Vision Pro, e um vazamento oficial pode ter confirmado as especulações. Documentos vazados do Federal Commutications Commission (FCC), órgão que certifica produtos nos EUA, apontam uma nova versão do headset da Apple e ele pode ser somente mais do mesmo.
O documento revela um dispositivo de realidade mista idêntico ao primeiro aparelho da Apple, mas com algumas possíveis revisões. A principal mudança está dentro do modelo, já que a Maçã deve substituir o chip M2 pela versão mais parruda para o chip M5, pautado em executar cargas de trabalho mais complexas.
As informações de que a companhia já começou a fabricação massiva do chip M5 não são novidade e datam do início do ano. É esperado que esse chip use uma litografia atualizada em 3 nanômetros da TSMC, que oferece mais eficiência energética, além de aprimoramentos na Neural Engine para inteligência artificial.
Vale notar que o FCC testou parâmetros primordialmente relacionados com conectividade e pelo que é dito parece que a Apple manterá o novo Vision Pro com o Wi-Fi 6. O design do aparelho permanece inalterado.
Novo headset deve ser ainda mais caro
Com todas essas novas informações, não é surpresa dizer que o Apple Vision Pro 2 não terá atributos tão interessantes assim. Um dos motivos é que a Apple só quer se manter viva no mercado dos dispositivos de realidade mista para competir com rivais como a Meta, sendo que uma real evolução pode demorar.
- Uma reportagem do The Information indica que o Vision Pro original teve sua produção encerrada no fim de 2024;
- Os motivos por trás disso seriam os grandes estoques de componentes e previsões de venda abaixo do esperado;
- A Maçã parece trabalha na série de dispositivos desde pelo menos 2008;
- Diversas peças do Vision Pro já estão em etapa de produção e a Apple corre para realizar o lançamento ainda neste ano.
A data certa de lançamento do Apple Vision Pro 2 ainda é bem incerta, mas o preço deve continuar alto. Como a Maçã irá adicionar o chip M5, algumas apostas sugerem um valor ainda mais alto do que os US$ 3.500 (cerca de R$ 18,5 mil em conversão direta) cobrados no headset original.
Para saber todas as informações do Vision Pro 2 e outros produtos da Apple, basta ficar ligado no site do TecMundo.