Apple Watch Series 11 vai alertar para risco de pressão alta

A Apple anunciou que os modelos do Apple Watch Series 11, que chegam ao mercado nesta sexta-feira (19), contarão com um novo recurso de notificação de hipertensão.

A ferramenta não mede a pressão arterial diretamente, mas alerta o usuário caso haja sinais de que ela esteja elevada e recomenda a confirmação com um manguito tradicional e acompanhamento médico.

O recurso também será liberado para modelos anteriores a partir do Series 9 e recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos.

Relógio agora identifica sinais de pressão alta usando IA e amplia o acesso à saúde preventiva para milhões de usuários – Imagem: Apple

IA no monitoramento de saúde

De acordo com Sumbul Ahmad Desai, vice-presidente de saúde da Apple, o desenvolvimento do recurso foi possível graças à aplicação de modelos de inteligência artificial aos dados dos sensores cardíacos já presentes no Apple Watch.

A empresa analisou informações de mais de 100 mil voluntários inscritos em um estudo de coração e movimento iniciado em 2019, buscando padrões que se correlacionassem às medições tradicionais de pressão arterial.

Após várias camadas de aprendizado de máquina, o algoritmo foi validado com um estudo específico envolvendo 2 mil participantes.

Desai destacou para a Reuters que, por conta da política de privacidade da Apple, a empresa coleta poucos dados fora de pesquisas estruturadas, mas que os estudos em larga escala são fundamentais para entender quais sinais biométricos valem a pena explorar.

Recurso inédito pode alertar quem nunca mediu a pressão e incentivar o uso do manguito e consultas médicas – Imagem: Apple

Leia mais:

Potencial de impacto global

  • A hipertensão é uma condição que afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, mas cerca de metade delas não tem diagnóstico.
  • Para Ami Bhatt, diretora de inovação do Colégio Americano de Cardiologia, o novo recurso pode ser um avanço importante para identificar casos precocemente e reduzir riscos de infartos, AVCs e doenças renais.
  • Ela elogiou o cuidado da Apple em evitar falsos positivos que poderiam alarmar os usuários, mas alertou para o risco de “falsa segurança” entre aqueles que não receberem notificações.

A Apple planeja lançar a funcionalidade em mais de 150 países, ampliando seu papel no monitoramento de saúde e incentivando hábitos preventivos entre usuários de Apple Watch.

Algoritmo foi treinado com dados de 100 mil voluntários e pode ajudar a prevenir infartos, AVCs e doenças renais – Imagem: Apple

O post Apple Watch Series 11 vai alertar para risco de pressão alta apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Celular trifold da Samsung ganha possível data de revelação

Oportunidade: compre um tênis de corrida e leve um produto da lista por R$19,99 na Netshoes

Watch Ultimate 2, MatePad 12 X, FreeBuds 7i e mais: confira resumo do evento da Huawei