Apple zoa Tela Azul da Morte do Windows em novo vídeo promocional

A Apple lançou nesta terça-feira (7) um novo vídeo publicitário que alfineta a concorrente Microsoft ao mesmo tempo em que promove os próprios produtos. O clipe tem pouco mais de oito minutos de duração e tem o formato de um curta-metragem de comédia.

O vídeo faz parte de uma série da própria Apple chamada “The Underdogs”, que mostra funcionários de uma empresa que lida com embalagens. A cada episódio, a equipe precisa superar obstáculos variados envolvendo algum assunto de tecnologia — e eles normalmente são salvos por produtos e serviços da Apple.

Desta vez, os personagens encaram um velho conhecido de usuários com Windows. Trata-se da Tela Azul da Morte (Blue Screen of Death ou BSOD, no termo original em inglês), a mensagem de erro grave de computadores que obriga a reinicialização do aparelho.

No episódio, a equipe está prestes a participar da primeira feira comercial da companhia e está sob pressão de fechar contratos importantes. No momento mais importante do evento, entretanto, mensagens da Tela Azul da Morte saltam nos monitores e impedem que as outras companhias façam o próprio trabalho.

Ao consultar o TI da empresa, os personagens do comercial ficam sabendo que aquele é “um problema de PCs” e “os Macs estão seguros” — o que significa que eles podem continuar apresentando a empresa e fechando vendas com clientes, ao contrário de todos os demais. 

Em seguida, a equipe resolve ajudar os rivais entregando a eles modelos de Mac mini para que eles também possam trabalhar. Ao longo do vídeo, outros produtos e serviços da Maçã também são exibidos.

Tela Azul da Morte marcou época e foi aposentada

O comercial da Apple faz uma referência póstuma à clássica mensagem de erro da concorrente, que é um dos elementos mais infames da história do sistema operacional da Microsoft. Hoje em dia, é comum até mesmo em português usar o sinônimo “deu tela azul” para indicar falhas ou problemas em geral.

  • A “tela azul” no formato que mais ficou famosa nasceu no Windows NT 3.1, versão do sistema operacional de 1993;
  • Uma das aparições públicas mais famosas dela aconteceu em uma demonstração ao vivo do Windows 98, com ninguém menos que Bill Gates (então CEO e cofundador da empresa) no palco;
  • Ao longo dos anos, a companhia fez algumas alterações no design da mensagem — chegando ao ponto de uma das versões mais recentes exibir um rosto triste junto do aviso; 
  • Na metade deste ano, a Microsoft começou a trocar a antiga Tela Azul da Morte por algo “mais amigável”: a nova mensagem aparece em um fundo preto, indicando que o computador passou por problemas e precisa ser reiniciado.

Pelo conteúdo do vídeo, que cita problemas no kernel como causa da falha geral, o anúncio da Apple também parece citar outro problema envolvendo o Windows. Trata-se da falha global gerada por problemas em uma atualização da empresa CrowdStrike na metade de 2024, que derrubou serviços de empresas e aeroportos ao redor do mundo.

Por que Microsoft e Apple falam que usar o Google Chrome é perigoso? Saiba a resposta nesta matéria do TecMundo!

Related posts

Google cria IA que corrige bugs de segurança automaticamente

Resultado da Lotofácil de hoje: veja números e ganhadores do concurso 3506 (terça, 07/10)

Nuuvem traz jogos da Steam com até 90% OFF; aproveite