A Arm, a renomada empresa britânica de design de semicondutores, está prestes a dar um grande passo ao lançar seu próprio chip, um movimento que representa uma reviravolta significativa em seu modelo de negócios. As informações são do Financial Times.
Tradicionalmente, a empresa licencia seus projetos de chips para grandes players do setor, como Apple e Nvidia, mas sob a liderança de Rene Haas, a Arm agora vai se aventurar na fabricação de seus próprios processadores.
O primeiro chip interno da Arm está previsto para ser lançado neste verão, com a Meta já sendo anunciada como um de seus primeiros clientes.
Essa mudança coloca a Arm em competição direta com alguns de seus maiores clientes no setor de semicondutores, criando uma dinâmica nova e potencialmente disruptiva.
Leia mais:
- Novo chip de IA da Nvidia tem preço revelado
- Com o tamanho de uma caixa de pizza, esse é o chip de IA mais rápido do mundo
- Segurança dos EUA testa IA em várias frentes em parceria com desenvolvedoras
Detalhes do novo chip da Arm
- O chip será projetado para servidores em data centers, com a promessa de ser altamente personalizável para atender às necessidades de grandes empresas, como a Meta.
- A produção será terceirizada para parceiros como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., o que implica uma complexa rede de fabricação e distribuição.
- Esse movimento faz parte de uma estratégia maior do SoftBank, proprietário da Arm, para explorar melhor sua propriedade intelectual, especialmente no setor de chips para inteligência artificial (IA).
A empresa também está negociando a aquisição da Ampere, uma designer de chips para servidores, em uma transação avaliada em cerca de US$ 6,5 bilhões. Além disso, a Arm está fortemente posicionada no crescente mercado de IA, com parcerias estratégicas com empresas como Microsoft, Nvidia e Oracle, contribuindo para seu crescimento exponencial.
A Arm, que foi listada na Nasdaq em 2023 e agora tem um valor de mercado de US$ 173 bilhões, se beneficia do aumento do interesse por IA e da demanda crescente por seus chips em data centers que alimentam assistentes de IA de empresas como OpenAI, Meta e Anthropic.
O post Arm anuncia que lançará seu próprio chip apareceu primeiro em Olhar Digital.