A fabricante de chips Arm vai expandir sua plataforma de computação Neoverse com o Nvidia NVLink Fusion para eliminar gargalos de memória e largura de banda que limitam o desempenho de sistemas de IA. A plataforma é usada por grandes provedores, incluindo AWS, Google, Microsoft, Oracle e Meta, para impulsionar a IA em escala.
A parceria promete o mesmo desempenho, largura de banda e eficiência pioneiros das plataformas Nvidia Grace Hopper e Grace Blackwell para todo o ecossistema da Arm. Na prática, quem estiver desenvolvendo sua própria CPU ARM ou usando uma propriedade intelectual da Arm poderá ter acesso ao NVLink Fusion e conectar essa CPU ARM a uma GPU da Nvidia ou ao restante do ecossistema NVLink.
“O NVLink Fusion é o tecido conectivo da era da IA — interligando todas as CPUs, GPUs e aceleradores em uma arquitetura unificada em escala de rack”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Juntamente com a Arm, estamos expandindo essa visão para todo o Neoverse, capacitando inovadores em todo o mundo a projetar a próxima geração de infraestrutura de IA especializada.”

Integração
O NVLink Fusion foi desenvolvido para interagir com o AMBA CHI C2C (Coherent Hub Interface Chip-to-Chip) — uma tecnologia inventada pela Arm que fornece a definição de protocolo essencial para uma conexão coerente e de alta largura de banda entre CPUs e aceleradores.
Partindo dessa base, a Arm está habilitando a plataforma Neoverse com a versão mais recente do protocolo AMBA CHI C2C — garantindo a compatibilidade C2C com o NVLink Fusion — para que os chips de silício baseados em Neoverse possam transferir dados perfeitamente entre CPUs baseadas em Arm e aceleradores de parceiros.
“O resultado é uma integração mais rápida, um tempo de lançamento no mercado mais curto, computação acelerada de maior largura de banda e maior flexibilidade para os parceiros do ecossistema que desenvolvem sistemas de IA de última geração”, diz um comunicado da Arm.

Leia Mais:
- Nvidia está enfrentando alta demanda para os chips Blackwell
- Bastidores da corrida pela IA: as previsões de especialistas no Cerebral Valley
- Amazon e Microsoft apoiam iniciativa que restringe exportações da Nvidia, diz jornal
Eficiência
Segundo a Arm, o forte impulso e a demanda constante dos clientes pela Grace Blackwell estão agora impulsionando a expansão do NVLink Fusion em todo o ecossistema Neoverse, permitindo que os parceiros criem sistemas de IA diferenciados e com eficiência energética em Arm, que atendam às demandas de desempenho e escalabilidade da era da IA.
“À medida que os modelos e cargas de trabalho de IA escalam exponencialmente, a energia se torna o fator limitante — tornando a computação com eficiência energética a chave para desbloquear a próxima onda de inovação em IA”, diz a fabricante. “Nesta nova era, o sucesso não é mais medido apenas pelo desempenho bruto, mas pela inteligência por watt: quanta computação útil de IA você pode fornecer para cada unidade de energia consumida.”

A quinta geração do NVLink melhora significativamente a escalabilidade para sistemas multi-GPU de maior porte, permitindo que as GPUs compartilhem memória e computação para fluxos de trabalho de treinamento, inferência e raciocínio. Uma única GPU Nvidia Blackwell suporta até 18 conexões NVLink de 100 gigabytes por segundo, totalizando uma largura de banda de 1,8 terabytes por segundo — o dobro da geração anterior.
O post Arm e Nvidia se unem para criar nova arquitetura de data centers apareceu primeiro em Olhar Digital.
