Programada para ser lançada à Lua em abril de 2026, a tripulação da missão Artemis 2 acaba de realizar um teste crucial para essa viagem histórica da NASA rumo à órbita da Lua. Devidamente uniformizados, os quatro astronautas entraram na cápsula Orion juntos pela primeira vez na quinta-feira (31).
O time é composto por Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, dos EUA, e pelo canadense Jeremy Hansen. A missão terá duração total de 10 dias, entre o lançamento, o sobrevoo ao redor da Lua (sem pousar na superfície) e o retorno à Terra. Até lá, o quarteto segue em preparação intensiva, com simulações práticas no Centro Espacial Kennedy (KSC), da NASA, na Flórida.
Usando os trajes oficiais da missão, Wiseman, Glover, Koch e Hansen puderam testar o embarque no foguete e experimentar os equipamentos, durante o chamado “teste de tripulação com trajes”.

Astronautas da Artemis 2 simulam situações de emergência
Em uma entrevista coletiva realizada antes do ensaio, Koch destacou a emoção do momento. “É a primeira vez que todos nós entramos juntos no veículo, em trajes reais, como faremos no dia do lançamento”, disse ela, que também ressaltou a importância da convivência com a equipe durante os testes.
A simulação começou com os astronautas se preparando em um prédio de apoio do KSC. Depois, eles seguiram para a instalação onde a cápsula Orion está montada. Lá, entraram na nave e testaram os sistemas de suporte de vida e comunicação, como se estivessem no lançamento real.

A espaçonave foi ligada com a tripulantes a bordo, permitindo que sentissem na prática como será a operação. Os astronautas também passaram por simulações de emergências, como falhas nos sistemas ou vazamentos, treinando reações rápidas a possíveis imprevistos.
Após os testes principais, eles treinaram os procedimentos da viagem. Guardaram itens que não serão usados durante o voo e conheceram espaços internos da cápsula, como os locais de descanso e a “baia de higiene”, como é chamado o banheiro.
Leia mais:
- Artemis 2: veja o foguete da missão quase pronto para lançar astronautas à Lua
- Novo modelo de motor para superfoguete lunar da NASA explode em teste
- Como a Disney pode ajudar a NASA nas missões à Lua
Missão histórica será o primeiro voo tripulado à Lua em mais de 50 anos
A missão Artemis 2 será o primeiro voo tripulado à Lua desde a Apollo 17, em 1972, e também a jornada mais distante realizada por humanos desde a Apollo 13, em 1970. A iniciativa dá continuidade ao sucesso da Artemis 1, que foi lançada sem tripulação em 2022.
Naquela ocasião, a cápsula Orion foi enviada até a órbita lunar e retornou após 25 dias. O bom desempenho da missão aumentou a expectativa para a Artemis 2. “De certa forma, o enorme sucesso da Artemis 1 é algo que precisamos considerar como um risco ou até mesmo uma ameaça à Artemis 2, porque precisamos manter nossa atenção máxima”, disse Koch sobre esse desafio.
Ela ressaltou que, mesmo após resultados positivos, a equipe precisa continuar vigilante e preparada. “Temos que seguir fazendo perguntas difíceis e observando tudo que possa se comportar de forma inesperada”.
O post Artemis 2: astronautas entram pela primeira vez na cápsula que vai levá-los à Lua apareceu primeiro em Olhar Digital.