As primeiras pistas do caça secreto que pode mudar a aviação dos EUA

A Northrop Grumman revelou uma imagem conceitual do F/A-XX, caça de sexta geração da Marinha dos Estados Unidos. O modelo é considerado altamente estratégico e vinha sendo desenvolvido sob sigilo.

A divulgação dá algumas pistas sobre o projeto que pretende substituir os aviões caça F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler ao longo da próxima década.

O que mostra a imagem do caça secreto da Marinha dos EUA

A renderização, publicada discretamente no site da empresa (aparece no final da página), exibe a parte frontal do avião em solo. Não há detalhes das asas nem da parte traseira, mas dá para notar linhas de design semelhantes ao YF-23, outro caça furtivo da fabricante. Veja abaixo:

Renderização publicada no site da empresa exibe apenas a parte frontal do caça em solo (Imagem: Northrop Grumman)

O modelo apresenta nariz afilado, junção fluida de asas e fuselagem, além de uma entrada de ar no topo. Essas características são pensadas para reduzir a assinatura nos radares

O perfil sugere ainda espaço interno maior, permitindo transportar mais combustível e armamentos. Já o trem de pouso robusto, com rodas duplas, indica que o projeto foi pensado para operações em porta-aviões, onde os pousos costumam ser mais bruscos.

O que esperar do F/A-XX

Mesmo sem especificações oficiais, a concorrência espera que o F/A-XX tenha 25% mais alcance que o F-35C, atingindo cerca de 837 milhas náuticas (cerca de 1,5 mil km)

O avião deve contar com capacidade de reabastecimento aéreo pelo drone-tanque MQ-25 Stingray, além de sensores mais avançados, inteligência artificial integrada e redes de comunicação modernas.

Outro destaque é o conceito de MUM-T (Manned-Unmanned Teaming), no qual o caça poderia operar junto a drones de combate conhecidos como Loyal Wingmen

O programa do F/A-XX ainda depende de financiamento, mas a expectativa é que uma decisão seja tomada nos próximos anos (mais detalhes sobre isso no final desta matéria). Na disputa estão Northrop Grumman e Boeing, que tentam assegurar um contrato bilionário e estratégico para a aviação naval dos EUA.

Leia mais:

Caça de sexta geração e a rivalidade entre Marinha e Força Aérea dos EUA

A Força Aérea também desenvolve seu próprio avião de sexta geração, o F-47 NGAD. Mas, em vez de adotar uma versão naval dele, a Marinha insiste em ter seu próprio projeto. Além da necessidade de aeronaves adaptadas a porta-aviões, pesa a rivalidade histórica entre os ramos militares.

A Força Aérea e a Marinha dos Estados Unidos desenvolvem seus próprios aviões caça de sexta geração (Imagem: InsectWorld/Shutterstock)

Esse embate gera dúvidas no Congresso americano, que questiona se o país precisa de dois modelos de caça de sexta geração num cenário de cortes no orçamento de defesa e avanço da guerra com drones. 

O F/A-XX costuma aparecer como alvo de cortes nas negociações orçamentárias. Uma decisão final sobre o programa deve sair até 2028 – e pode definir os rumos da aviação naval dos EUA para as próximas décadas.

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