Assinatura digital é aposta para tramitar documentos

De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, existem aproximadamente 10 milhões de assinaturas digitais emitidas por pessoas físicas e jurídicas. O setor de tecnologia é o que mais usa essa ferramenta, respondendo por 28,1% dos documentos digitais autenticados no Brasil.

Com os processos digitais implementados nas empresas e órgãos públicos, a procura pelo serviço aumenta, assim como a necessidade de garantir a validade jurídica e a integridade dos documentos tramitados. A assinatura digital é a solução que pode atender essa demanda, ao oferecer recursos confiáveis e seguros como o S-Sign, ferramenta que permite a autenticação de documentos eletrônicos.

Leia mais:

Assinatura digital: o que é e quais são as vantagens?Gov.br ganha suporte para assinatura digital de documentos pelo celularGoogle Docs pode ganhar recurso de assinatura eletrônica

A introdução de processos digitais em companhias e órgãos governamentais aumenta a demanda por serviços, e a necessidade de assegurar a validade jurídica e a integridade dos documentos. A assinatura digital é a solução capaz de satisfazer esta necessidade ao oferecer meios confiáveis ​​e seguros.

Segundo o CEO do Grupo Selbetti, referência em outsourcing de TI, José Nauro Selbach Junior, a assinatura eletrônica é mais prática, reduz tempo, diminui custos e alcança até 90% de agilidade nas demandas organizacionais. 

“A assinatura digital se torna essencial para a automação de processos e acredito que, no futuro, vão surgir mais formas de autenticação das partes que assinam, como reconhecimento facial, biometria e user behaviour para entender o comportamento do usuário e reforçar cada vez mais a segurança”, acrescenta o CEO.

O recurso traz ainda benefícios para o meio ambiente, com a diminuição do consumo de papéis e impressões.

“O mercado está mais atento às práticas ambientais, sociais e de governança – pautas ESG -, por isso aqueles que desejam manter a sustentabilidade de seus negócios devem tomar medidas para promover a sustentabilidade ambiental. Implantar a assinatura eletrônica é uma dessas ações”, acrescenta Selbach.

Imagem: RecCameraStock/Shutterstock

Uma pesquisa feita em 2020, pelo Fórum Econômico Mundial destaca que 48% dos funcionários podem ter que trabalhar remotamente durante grande parte do tempo e 70% dos novos negócios na próxima década serão feitos por meio de plataformas digitais.

Segundo Rafael Leopoldo, diretor de crescimento e tecnologia da Selbetti, na nova dinâmica dos negócios é fundamental que as empresas mantenham uma plataforma que permita uma veloz adaptação às mudanças do mercado com foco nas necessidades dos clientes.

“Uma boa solução protege alterações indesejadas após a assinatura. Também garante que haja uma trilha de auditoria para autenticar a identidade do signatário, oferecendo segurança e proteções vitais”, afirma o executivo.

“Essa integração é a base do que oferecemos aos nossos clientes com soluções end-to-end, integradas para otimizar todos os pontos de um processo”, destaca Rafael Leopoldo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Assinatura digital é aposta para tramitar documentos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novo Conselho Nacional de Política Mineral terá foco em terras raras

Seu PC roda Arena Breakout Infinite? Veja requisitos do jogo grátis e onde baixar

Asteroide do tamanho de um Fiat Uno sobrevoa a Terra antes de passar “de raspão” pela Lua