Assista à SpaceX ultrapassar a marca de 3 mil satélites Starlink lançados em órbita

Esta noite será histórica para a SpaceX. Com o lançamento da missão Starlink Group 4-26, a empresa vai ultrapassar a marca de 3 mil satélites implantados na megaconstelação de seu serviço de internet banda larga de longo alcance.

Um foguete Falcon 9 de dois estágios carregado com 53 espaçonaves Starlink está programado para decolar do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, nesta terça-feira (9), às 19h57 (todos os horários mencionados são pelo fuso de Brasília), com transmissão em tempo real  pelo canal da SpaceX no YouTube, a partir das 18h45.

Com o lançamento desta terça-feira (9), a SpaceX passará a contar com mais de 3 mil satélites Starlink na órbita da Terra. Imagem: Aleksandr Kukharskiy – Shutterstock

De acordo com o site Space.com, há 70% de chances de clima favorável para a decolagem, mas, caso não aconteça, uma oportunidade de backup estará disponível na quarta-feira (10), às 19h36.

Se tudo correr de acordo com o plano de voo, cerca de nove minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete voltará à Terra para um pouso vertical na balsa-drone A Shortfall of Gravitas, já estrategicamente posicionada no Oceano Atlântico ao largo da costa da Flórida.

Enquanto isso, o estágio superior segue seu caminho rumo à órbita baixa da Terra, onde implantará os satélites em torno de uma hora após a decolagem.

A missão desta noite será a 21ª dedicada à Starlink em 2022. Além disso, este será o 35º voo orbital da SpaceX neste ano, o que representa quatro a mais do que a marca recorde alcançada pela empresa em todo o ano passado. A meta anunciada para este ano é de 52 lançamentos.

Outro recorde próprio será batido: quando o primeiro estágio aterrissar, será o 61º pouso consecutivo de um propulsor reutilizável. Neste caso, o modelo a ser utilizado será o B1073, que estará em sua terceira missão. O reaproveitamento de propulsores é uma prioridade para a SpaceX, que já tem dois deles com o número recorde de 13 lançamentos cada.

Leia mais:

SpaceX explica danos no foguete que vai levar astronautas à ISS em setembroConfirmado: objeto encontrado na Austrália pertence mesmo à SpaceXSpaceX é autorizada a oferecer internet Starlink para veículos em movimento

Na contagem geral, este é o 53º lançamento operacional Starlink e o 24º destinado a implantar satélites na concha 4 da megaconstelação. De acordo com o site EveryDay Astronaut, serão necessários mais 35 lançamentos para completar essa região. 

Atualmente, a SpaceX tem 2.957 satélites implantados (somando as quatro conchas). Com o lote a ser lançado esta noite, o número subirá para 3.010. A primeira fase da implantação de satélites Starlink é composta por cinco conchas orbitais (a segunda, por mais quatro).

E a megaconstelação ainda ficará maior, já que a SpaceX tem autorização para 12 mil satélites e solicitou aprovação para outros 30 mil, totalizando 42 mil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Assista à SpaceX ultrapassar a marca de 3 mil satélites Starlink lançados em órbita apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Prime Gaming recebe última lista com os jogos grátis de setembro nesta quinta (25)! Veja como resgatar

Compre um iPhone 17 e ganhe R$500 OFF em produtos Apple na Amazon

‘Perigos sem precedentes’: especialistas alertam sobre riscos da IA na ONU