A empresa chinesa UBTECH divulgou neste mês um vídeo de seu exército de robôs humanoides caminhando em conjunto antes de serem enviados aos clientes. Segundo a fabricante, trata-se da primeira entrega em massa do robô Walker S2 para parceiros da indústria.
A máquina é especificamente voltada para trabalhar em fábricas, em áreas como manufatura, inspeção e logística.

Exército de robôs humanoides para fábricas
No vídeo publicado pela UBTECH, os robôs humanoides aparecem marchando em sincronia uns aos outros. Depois, eles entram em contêineres, aludindo à entrega das unidades para os parceiros.
Na descrição do vídeo, a fabricante chinesa comemora a primeira entrega em massa dos robôs para os clientes. “O futuro da automação industrial está aqui”, escreveu.
Veja o vídeo:
Robô pode trabalhar sem descanso
Os robôs humanoides do vídeo são do modelo Walker S2, a segunda geração do dispositivo. A própria empresa o descreve como um equipamento voltado para manufatura, inspeção e logística.
O equipamento tem bateria removível de troca rápida, que agiliza o processo de recarga e deixa o robô disponível para trabalhar continuamente. A expectativa é que ele opere 24 horas por dia, sem descanso, em linhas industriais.
Outros destaques incluem sistemas de inteligência artificial embutidos, que podem ajudar a realizar atividades complexas, e a capacidade de caminhar com estabilidade em diferentes terrenos.
A UBTECH já recebeu mais de US$ 112 milhões em encomendas. Segundo o jornal The Sun, BYD, Geely, FAW-Volkswagen, DongFeng e Foxconn estão entre os clientes que receberão seus lotes do Walker S2.

Vídeo é real?
- O vídeo levantou dúvidas sobre uma possível edição ou manipulação;
- O The Sun consultou Brett Adcock, especialista em robôs com inteligência artificial. Para ele, os robôs do vídeo são falsos e foram criados usando IA;
- A UBTECH nega qualquer manipulação. A empresa chegou a divulgar uma foto nos bastidores de funcionários junto aos robôs.
O post Assista: exército de robôs humanoides que trabalham 24h vira realidade na China apareceu primeiro em Olhar Digital.
