Um gesto que deveria ser protocolar acabou chamando mais atenção do que os debates da própria Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial 2026, em Nova Délhi, na Índia. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra os CEOs da OpenAI, Sam Altman, e da Anthropic, Dario Amodei, evitando dar as mãos durante uma foto oficial do evento nesta quinta-feira (19).
Os dois executivos estavam lado a lado em uma fileira que reunia líderes globais de tecnologia e autoridades. Alguns deles incluíam o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o CEO do Google, Sundar Pichai, e o empresário Pratyush Kumar. No momento em que as câmeras começaram a registrar a cena, todos os participantes levantaram os braços e entrelaçaram as mãos – exceto Altman e Amodei, que não acompanharam o gesto coletivo.
A cena rapidamente viralizou. Usuários comentara no Xm, em tom de brincadeira, sobre a rivalidade dos executivos. Já o cofundador da plataforma de mídia tecnológica The Arc, Madhav Chanchani, descreveu o momento como “constrangedor”, destacando que os dois optaram por erguer os punhos em vez de se unir à corrente.
Veja o momento:
OpenAI CEO Sam Altman and Anthropic CEO Dario Amodei visibly declined to hold hands during a group photo at the India AI Impact Summit, even as other leaders on stage linked arms for the ceremonial shot pic.twitter.com/J1eGShSkiK
— Reuters (@Reuters) February 19, 2026
Rivalidade entre OpenAI e Anthropic
A repercussão ocorre em meio a uma rivalidade conhecida no setor de IA. Altman comanda a OpenAI, criadora do ChatGPT, enquanto Amodei lidera a Anthropic, responsável pelo chatbot Claude.
Antes de fundar a própria empresa, Amodei foi vice-presidente de pesquisa da OpenAI, deixando a companhia no início de 2021 para criar a Anthropic com outros ex-pesquisadores da organização. Desde então, as duas empresas têm seguido caminhos distintos e, em mais de uma ocasião, seus líderes já fizeram críticas públicas às estratégias e filosofias de negócio um do outro.
O episódio das mãos aconteceu durante a Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial 2026, na Índia, que visa discutir diretrizes globais para a regulação da inteligência artificial.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou no evento nesta quinta, destacando os dois lados da tecnologia: “toda inovação tecnológica de grande impacto possui caráter dual e nos confronta com questões éticas e políticas”. O Olhar Digital deu os detalhes neste link.
O post Assista: rivais, CEOs da OpenAI e Anthropic se recusam a dar as mãos em Cúpula de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.