Asteroide Bennu tem uma “armadura natural” contra impactos, diz estudo

Pesquisadores da Lockheed Martin publicaram um paper que afirma que o asteroide Bennu, localizado a 7,48 milhões de quilômetros (km) da Terra, conta com uma proteção – uma “armadura natural”, parafraseando os estudiosos – contra impactos de outros corpos celestes.

De acordo com o estudo, a superfície do Bennu é relativamente protegida de choques, apresentando muitas crateras, porém, bem menos do que os cientistas esperavam em suas projeções.

Leia também

Asteroide Bennu pode colidir com a Terra? Nasa coleta amostras para investigarOSIRIS-REx deixa asteroide Bennu e inicia volta à TerraEspaçonave da Nasa vai sobrevoar asteroide Bennu para ver estrago causado após pouso“Pois nós somos muitos”: natureza do asteroide Benny lhe confere uma armadura natural na forma de várias pequenas rochas que absorvem impactos sem que onda de choque seja propagada (Imagem: NASA/OSIRIS-Rex/Reprodução)

De acordo com Edward “Beau” Bierhaus, autor primário do estudo, tudo tem a ver com a formação do Bennu, que difere da maioria dos asteroides convencionais. Segundo ele, ao invés de um único “pedação” de rocha do espaço, o asteroide é mais um punhado de pequenas rochas, pedaços de pedras e poeira. Todo esse conjunto é “apertado” um item próximo aos outros pela gravidade.

Isso explica a ausência de crateras no número esperado pela equipe: “estatisticamente, nós esperávamos ver bem mais crateras pequenas, mas elas simplesmente não estão lá”, disse Bierhaus.

Segundo o time, essa natureza protege o asteroide de grandes choques. Quando algo bate nele, a onda de impacto é impedida de se propagar por todo o conjunto, sendo na verdade absorvida por apenas uma de suas rochas menores ou mesmo um punhado delas.

“Quando atinge o Bennu, não há uma transferência eficaz da energia de impacto por todo o seu corpo”, disse Bierhaus. “Não há como ela se propagar devidamente a ponto de afundar e formar uma cratera”.

Entender essa natureza do ponto de vista científico é importante não apenas pelo caráter de pesquisa, mas também de proteção: cientistas estimam que quase todos os asteroides próximos à Terra tenha essa mesma natureza e, no caso do Bennu, se algo o desviasse e ele chegasse a uma rota de impacto conosco, precisaríamos atacá-lo com um impacto próprio para escaparmos do perigo – embora ele tenha apenas meio quilômetro de extensão, um choque direto com o nosso planeta poderia ser extremamente perigoso.

Entretanto, fica difícil mirar um impactor artificial em algo que, como dissemos, é um punhado de rochas. Um erro ou um alvo erroneamente selecionado, e nós arriscamos uma missão inteira para não alterarmos sua rota o suficiente. Isso, fora o fato já estabelecido de que o Bennu tem sua armadura natural.

O estudo completo está disponível na Nature Geoscience.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Asteroide Bennu tem uma “armadura natural” contra impactos, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

10 melhores séries infantis para assistir na HBO Max! Veja indicações

Centro de treinamento de IA? Empresas querem preparar professores para lidar com a tecnologia

Jogos de hoje (19/10/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas