Home Variedade Asteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha

Asteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha

by Fesouza
6 minutes read

Imagine ter seu nome escolhido para batizar um objeto no céu. Agora, pense com a cabecinha de uma adolescente que, desde os seis aninhos, é apaixonada por astronomia e já detectou 80 asteroides. Esse é o caso de Nicolinha, que foi homenageada com a designação de um asteroide descoberto em 26 de setembro de 2006 e confirmado recentemente.

Nicole Oliveira Semião, de Alagoas, ficou conhecida como “a astrônoma amadora mais jovem do mundo”. Desde pequena, ela participa de projetos de ciência cidadã, inspirando outras crianças a se interessarem por ciência.

Asteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha
Nicolinha participando de evento em comemoração aos 10 anos do Asteroid Day, em 11 de julho de 2025. Crédito: Facebook/As Observações de Nicolinha

Pouca idade e muita experiência

Com apenas 12 anos, ela acumula experiências impressionantes. Embaixadora mirim do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), mesmo com tão pouca idade, é uma divulgadora científica com reconhecimento mundial, com destaque para a designação de cientista cidadã da Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica (IASC), da NASA, seus trabalhos como palestrante, os cursos que aplica no Clube Nicolinha e Kids e a produção de vídeos para canal As Observações de Nicolinha, no YouTube.

A “mini-astrônoma” foi selecionada pelo Global Child Prodigy Awards (GCP Awards) entre as 100 crianças prodígios de 2025, na categoria “Ciência Espacial e Astronomia”. Ela já havia figurado na lista em 2022, consolidando sua reputação como uma das jovens mentes mais brilhantes da sua geração.

Nicolinha recebeu seu primeiro prêmio da GCP Awards em 2022
Nicolinha foi escolhida como uma das 100 crianças mais prodígios do mundo pelo GCP Awards em 2022 e 2025. Crédito: Olhar Digital/YouTube

Nicolinha foi comunicada sobre a escolha de seu nome para um asteroide pelo professor Patrick Miller, fundador e diretor do IASC. “Eu me senti muito honrada e ainda estou me sentindo, porque é uma emoção enorme ter um asteroide com meu nome”, disse ela em entrevista ao Olhar Digital. “Eu não tenho palavras para agradecer e dizer o quanto estou feliz por esta homenagem”.

Leia mais:

Quem descobriu o asteroide Nicolinha?

O responsável pela detecção do asteroide batizado de “292352 Nicolinha” é Robert E. Holmes Jr., diretor do Instituto de Pesquisa Astronômica (ARI), em Charleston, Illinois, EUA. Holmes é uma referência no IASC, onde orienta estudantes de escolas e universidades de todo o mundo a analisarem imagens astronômicas para descobrir novos asteroides e objetos próximos à Terra (NEOs).

Asteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha
Órbita do asteroide 292352 Nicolinha, que fica no Cinturão Principal de Asteroides, entre Marte e Júpiter. Crédito: SSD/JPL/NASA

O ARI contribui com telescópios de 24, 32 e 50 polegadas para campanhas de observação e confirmações de NEOs. As imagens captadas são compartilhadas com grupos de ciência cidadã, tornando a descoberta científica acessível e educativa.

Asteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha
O descobridor do asteroide “Nicolinha”, Robert Holmes, no Observatório de Charleston, que ele mesmo construiu. Crédito: Planetary Society

Além de seu trabalho no ARI, Holmes é fotógrafo profissional. Apaixonado por educação científica, ele incentiva jovens de todo o mundo a se envolverem ativamente em descobertas astronômicas.

De acordo com o Minor Planet Center (MPC), Holmes descobriu treze asteroides confirmados entre 2004 e 2010 (incluindo o “Nicolinha), alguns em colaboração com Harlan Devore e Tomáš Vorobjov. Em 2008, 11.593 detecções de candidatos a asteroides e NEOs foram reportados pelo astrônomo ao MPC, todos através dos telescópios do Observatório de Charleston, que ele mesmo construiu – uma quantidade maior do que qualquer outro observatório profissional ou amador. Também é o responsável pela descoberta do cometa C/2008 N1 (Holmes).

O post Asteroide recebe o nome da brasileira Nicolinha apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment