Astronauta com deficiência recebe autorização médica para missões espaciais

Pela primeira vez na história, um astronauta com deficiência física foi autorizado a participar de missões na Estação Espacial Internacional (ISS). 

O britânico John McFall, membro reserva do corpo de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA), recebeu a certificação médica necessária para missões de longa duração. O anúncio foi feito pela ESA em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (14), marcando um passo significativo na inclusão no setor espacial.

McFall perdeu a perna direita em um acidente de moto aos 19 anos e usa uma prótese. Ele foi selecionado pela ESA em 2022 como parte de um esforço para avaliar a viabilidade de pessoas com deficiência física no espaço. Desde então, passou por uma série de testes e treinamentos para garantir sua segurança e a dos demais membros da tripulação da ISS.

O ex-atleta paralímpico e cirurgião John McFall foi medicamente certificado para realizar uma missão espacial de longa duração. Crédito: ESA

Chamado “Fly!”, o projeto examinou mais de 80 aspectos técnicos e operacionais. Foram analisadas questões médicas, treinamento, adaptação da espaçonave e impacto da deficiência nas operações da estação. Segundo Jerome Reineix, gestor do estudo na ESA, o principal desafio não foi técnico, mas cultural. “As pessoas têm preconceitos sobre o que alguém com deficiência física pode alcançar”.

Não há data prevista para lançamento de astronauta amputado ao espaço

Daniel Neuenschwander, diretor de exploração humana e robótica da ESA, celebrou a certificação de McFall. “Este é um passo incrível para ampliar o acesso ao espaço”. Segundo ele, a avaliação rigorosa superou até mesmo expectativas internas, mostrando que não havia impedimentos críticos para a participação de McFall em uma missão de longa duração.

Embora já tenha saído a liberação médica, McFall ainda não tem uma data definida para viajar ao espaço. Ele faz parte de um grupo de 12 astronautas reservas da ESA, que aguardam oportunidades de voo. A agência prioriza missões de longa duração para astronautas de carreira em tempo integral, mas o britânico pode ser escalado para uma missão privada no futuro.

John McFall, em entrevista concedida em 2022, quando ele foi selecionado para o corpo de astronautas da ESA. Crédito: ESA

Leia mais:

A Agência Espacial do Reino Unido (UKSA) e a empresa Axiom Space estudam a possibilidade de um voo tripulado “100% britânico”, que pode incluir McFall. O ex-astronauta Tim Peake, agora consultor da Axiom, pode comandar essa missão. “As discussões continuam e é uma perspectiva muito interessante”, disse McFall sobre a possibilidade.

Liz Johns, chefe interina de exploração espacial da UKSA, destacou a importância da certificação. “John e a ESA provaram que é possível para alguém com deficiência física viver e trabalhar na ISS”. A agência britânica se comprometeu a apoiar McFall nos próximos passos de sua jornada espacial.

Seleção representa mudança de paradigma na exploração espacial

A certificação do astronauta representa uma mudança de paradigma na exploração espacial. Até então, os critérios médicos rigorosos excluíam pessoas com deficiências físicas. A decisão da ESA pode abrir caminho para uma seleção mais inclusiva de astronautas no futuro, ampliando as oportunidades para cientistas e exploradores de diferentes perfis.

McFall reforçou que essa conquista é resultado de um trabalho meticuloso e exaustivo da equipe da ESA. “A recepção internacional foi muito positiva, e isso demonstra que estamos no caminho certo”. 

Com a ISS prevista para encerrar suas operações por volta de 2030, a ESA pretende enviar todos os astronautas selecionados em 2022 para missões de longa duração antes desse prazo. Se McFall conseguir uma vaga, ele fará história como o primeiro astronauta amputado a viver e trabalhar na estação espacial.

O post Astronauta com deficiência recebe autorização médica para missões espaciais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Play Store libera dois novos jogos grátis por tempo limitado no Android! Resgate hoje (10)

Semana do Cliente Fastshop traz iPhones 15, 16e e mais com até 30% OFF; confira

Do espaço para sua mesa: o suplemento usado por astronautas da NASA