Astronautas da missão SpaceX Crew-10 pousam no mar após 145 dias no espaço

Neste sábado (9), às 12h33 (pelo horário de Brasília), quatro astronautas voltaram para a Terra após 145 dias vivendo e trabalhando na Estação Espacial Internacional (ISS). Eles fazem parte da missão Crew-10, da SpaceX, que chegou ao laboratório orbital em 16 de março.

Com transmissão ao vivo pela NASA TV e no perfil oficial da SpaceX no X, a cápsula Crew Dragon Endurance pousou de paraquedas no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, às 12h33 (pelo horário de Brasília), trazendo a bordo Anne McClain e Nichole Ayers, da NASA, Takuya Onishi, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e Kirill Peskov, da Roscosmos, a agência espacial russa.Este foi o primeiro voo espacial de Ayers e Peskov e o segundo de McClain e Onishi. 

Como o próprio nome indica, a Crew-10 foi a 10ª missão operacional de astronautas que a SpaceX realizou para a ISS sob contrato com a NASA, por meio do Programa de Tripulação Comercial (CCP) da agência.

Os astronautas da missão SpaceX Crew-10: Anne McClain, Nichole Ayers (ambas da NASA), Takuya Onishi (JAXA) e Kirill Peskov (Roscosmos), voltaram para casa neste sábado (9). Crédito: SpaceX / Divulgação

Lançados no topo de um foguete Falcon 9 da empresa em 14 de março, chegando ao laboratório orbital dois dias depois, os quatro astronautas se dedicaram à condução de experimentos científicos e atividades de manutenção da estação ao longo de quase cinco meses.

“Durante a estadia no espaço, a tripulação estudou as mudanças físicas e mentais causadas pelo espaço nos astronautas, o fluxo sanguíneo do cérebro para o coração, futuras técnicas de navegação lunar e muito mais”, descreveu a NASA em um comunicado.

Cápsula da missão Crew-10 sendo recuperada no oceano pela equipe de resgate da SpaceX. Crédito: Spacex/NASA TV

No último sábado (2), a missão Crew-11 chegou à ISS para substituir o time, que embarcou na cápsula Endurance no fim da tarde de sexta-feira (8), com as escotilhas entre a espaçonave e a estação sendo fechadas às 19h20. Em meio a um céu nublado, o splashdown no oceano se deu pouco mais de 17 horas depois.

“Conseguimos realizar muitas coisas operacionais realmente incríveis”, disse Ayers durante uma cerimônia de despedida na terça-feira (5). “Tivemos a oportunidade de ver paisagens incríveis, demos boas risadas e nos divertimos muito juntos.

Este foi o primeiro pouso no Oceano Pacífico de uma missão CCP da SpaceX – os voos anteriores desse tipo pousaram na costa da Flórida. A empresa recentemente mudou as reentradas de todas as suas missões, tanto tripuladas quanto não tripuladas, para a costa oeste dos EUA com o objetivo de minimizar a chance de que detritos espaciais em queda possam danificar propriedades ou ferir pessoas.

O post Astronautas da missão SpaceX Crew-10 pousam no mar após 145 dias no espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

‘Circule para Pesquisar’ ganha Modo IA do Google para respostas mais completas

Robô humanoide chinês bate recorde mundial ao andar 100 km em três dias

Apple vai ultrapassar Samsung após sucesso do iPhone 17, diz consultoria