Ataque cibernético derruba operação de aeroportos na Europa

A fornecedora de sistemas norte-americana Collins Aerospace sofreu um ataque cibernético neste sábado (20) que impactou a operação de aeroportos na Europa. Segundo a Reuters, terminais de Heathrow (Londres, Reino Unido), Bruxelas (Bélgica) e Berlim (Alemanha) estão com voos atrasados e também cancelados.

O sistema atingido é responsável pelo autoatendimento de passageiros, além do despacho de bagagens e emissão de cartões de embarque, informa a Reuters. A RTX, empresa que controla a Collins, afirmou que o software MUSE foi o alvo do ataque.

“Tomamos conhecimento de uma interrupção cibernética em nosso software MUSE em determinados aeroportos (…) O impacto limita-se ao check-in eletrônico de clientes e ao despacho de bagagem e pode ser mitigado com operações de check-in manual”, informou a Collins Aerospace.

Por outro lado, o aeroporto de Bruxelas afirma que o ataque cibernético aconteceu na sexta-feira (19) e já havia derrubado os sistemas automáticos, forçando os funcionários a realizarem todos os procedimentos de forma manual.

Principal alvo, a plataforma MUSE é um software de check-in e embarque comum usado por muitas companhias aéreas e aeroportos globalmente.

Ainda não há informações sobre qual ataque cibernético foi realizado. As possibilidades são diversas e vão desde o ataque DDoS massivo até um potencial ransomware que desabilitou capacidades da empresa. A notícia será atualizada com mais respostas, se chegarem.

 

Related posts

Trump assina taxa de US$ 100 mil para vistos H-1B: impacta trabalhadores brasileiros

Ice Cube revela a verdade sobre Guerra dos Mundos, o pior filme do ano

Festival JBL: confira caixas e fones de ouvido da marca