Ataque hacker em telecom pode ter exposto informações de clientes

A Optus, unidade australiana da empresa de telecomunicações Singapore Telecommunications, afirmou que está investigando um acesso não autorizado aos dados de usuários, incluindo endereços, carteira de motorista e números de passaporte, após um ataque cibernético.

Leia mais:

EUA diz que equipamentos de internet via satélite podem ser exportados para o IrãNvidia lança chipset para condução autônomaPlataforma de cannabis afirma que levantou mais de US$ 1 bilhão em transações

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (22), a Optus informou que encerrou o ataque imediatamente após descobri-lo, e que os detalhes de pagamento e as senhas de contas não foram comprometidos.

A CEO da Optus, Kelly Bayer Rosmarin, afirmou que a empresa notificou a Polícia Federal Australiana depois de perceber a “atividade incomum”.

Rosmarin declarou à rede de televisão ABC que a empresa entrará em contato com usuários de alto risco “muito em breve” e pediu desculpas pelo incidente.

Além disso, ela também relatou que nomes, datas de nascimento e detalhes de contato foram acessados, “em alguns casos” o número da carteira de motorista e em “um número raro de casos o passaporte e o endereço de correspondência” também foram expostos.

Os investigadores estão tentando “entender quem está acessando os dados e com qual finalidade”, afirmou a CEO.

Imagem: Marlon Trottmann/Shutterstock

Em seu site, a Optus escreveu: “A Optus está trabalhando com o Australian Cyber ​​Security Center para mitigar quaisquer riscos para os clientes”.

Rosmarin falou que a Optus colocou todos os clientes em alerta máximo como precaução.

Vale ressaltar que o jornal australiano informou que até 9 milhões de clientes podem ter sido afetados. E a Optus também disse à Reuters que não pode confirmar o número de clientes afetados e continua investigando.

“A empresa também notificou as principais instituições financeiras sobre este assunto. Embora não tenhamos conhecimento de que os clientes tenham sofrido qualquer dano, incentivamos os clientes a aumentar a conscientização em suas contas, incluindo procurar atividades incomuns ou fraudulentas e quaisquer notificações que pareçam estranhas ou suspeitas”, acrescentou o comunicado.

“É uma violação significativa para os padrões australianos”, finalizou o ex-conselheiro nacional de segurança cibernética, Alistair MacGibbon, à TV.

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Ataque hacker em telecom pode ter exposto informações de clientes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Hollow Knight Silksong bate mais de 500 mil jogadores simultâneos em poucas horas

Confira o Olhar Digital News na íntegra (04/09/2025)

Veo 3 chega ao Google Fotos e transforma imagens em vídeos