Atestados médicos terão que ser digitais em 2026?

Nessa semana, viralizou nas redes sociais uma informação de que atestados em papel não serão mais aceitos em 2026. De acordo com essa informação disseminada, a partir do ano que vem só serão aceitos atestados eletrônicos. Contudo, a situação não é bem assim.

Em nota emitida na última quarta-feira (10), o Conselho Federal de Medicina (CFM) esclareceu que atestados de papel e eletrônicos serão aceitos normalmente em 2026. Ou seja, não haverá nenhuma proibição desses documentos no formato impresso.

“[…] não há qualquer mudança na legislação, seja emanada pelo Poder Legislativo ou pelo Conselho Federal de Medicina, que determine a emissão exclusiva de atestados por meio digital”, diz trecho do comunicado.

A publicação da entidade lembra da existência do AtestaCFM, uma plataforma que realiza, valida e verifica a autenticidade dos atestados médicos. Regulamentado e publicado em 2024, o aplicativo foi judicialmente suspenso.

O CFM pontuou que aguarda a decisão da justiça para utilizar o software que, de acordo com o conselho garante que os médicos “possam emitir seus atestados de forma rápida, prática e segura”.

Related posts

CNH será emitida via app? Assista o Sem Manual desta sexta (12)

Hardware para presente de Natal: garanta SSD, memória e mais com desconto

Mega Man Dual Override é revelado no TGA e chega em 2027! Veja o gameplay