Atualização: nave da NASA recupera comunicação com a Terra

A sonda CAPSTONE perdeu comunicação com a Terra na última segunda-feira (4), poucos dias após ser lançada a caminho da Lua. Depois de um intenso trabalho dos engenheiros, a situação parece ter sido resolvida. Durante a manhã, um comunicado já havia dito que o pequeno satélite estava conseguindo cumprir suas tarefas, apesar do problema.

De acordo com a  Advanced Space, empresa parceira da NASA que administra a missão, o contato com a CAPSTONE foi restabelecido. “Restabelecemos as comunicações com a CAPSTONE. A espaçonave parece feliz e saudável. Mais detalhes estão por vir”, disse a companhia no Twitter.

Missão CAPSTONE da NASA

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, ainda que não seja diretamente ligada ao Programa Artemis, da NASA, a missão CAPSTONE acabará ajudando a agência nos processos que precedem o momento de levar seres humanos de volta à Lua, o que deve acontecer entre 2025 e 2026.

Com as dimensões próximas às de um forno micro-ondas, a espaçonave tem por objetivo verificar a estabilidade da órbita que vai percorrer ao redor da Lua, modelando o que a futura pequena estação espacial Gateway precisará seguir com os astronautas a bordo.

Leia mais:

China cria mapa da Lua com detalhes sem precedentesFrança se torna o 20º país a assinar o Acordo Artemis para exploração da LuaNASA pretende lançar missão Artemis-1 até o início de setembro

A órbita planejada posicionará a sonda CAPSTONE dentro de 1,6 mil quilômetros de um local estratégico da Lua em seu ponto mais próximo, fornecendo acesso ao polo sul. Esse é o principal alvo das missões tripuladas Artemis, dada a provável presença de gelo de água em crateras polares permanentemente sombreadas.

Segundo a NASA, a vantagem de tal órbita – que ainda não foi testada por outros veículos – é que futuras espaçonaves que entram e saem da superfície lunar no polo sul não precisarão voar tão alto para se encontrar com a Gateway.

Como a Lua tem concentrações de massa que podem causar perturbações em suas órbitas, o satélite CAPSTONE acabará funcionando como um teste mais barato, antes do envio da estação Gateway, naturalmente uma empreitada bem mais cara.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Atualização: nave da NASA recupera comunicação com a Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Idec processa Anatel por mudanças em direitos de clientes de operadoras

Cibercriminosos chineses miram governos da América Latina em ataques cibernéticos em 2025

Rockstar estaria no fundo do poço após adiamento de GTA 6 e demissões: ‘Desmotivados’