Uma foto de uma nuvem esverdeada no céu de Alfredo Wagner, em Santa Catarina, chamou a atenção nas redes sociais. A imagem foi capturada pelo fotógrafo Vitor Tatagiba por volta das 23h30 de domingo (25), enquanto estava numa pousada.
A princípio, Tatagiba achou que fossem apenas luzes da cidade refletidas no céu, contou ao G1. O professor e diretor do Observatório Espacial Heller & Jung, Carlos Fernando Jung, explicou ao portal que o brilho não tem relação com o Sol nem com fenômenos espaciais.
Reflexos de luzes da cidade explicam nuvem esverdeada em foto
Jung disse que a explicação mais provável é: a nuvem ficou esverdeada por conta do reflexo de luzes artificiais. “Analisando melhor, esta foto está parecendo que existiam duas luzes no horizonte que podem ter provocado reflexões em múltiplas camadas de nuvens, provocando este efeito. Este efeito físico é possível”, explicou.
A princípio, seria efeito da iluminação com espalhamento em nuvens estratificadas.
Carlos Fernando Jung, professor e diretor do Observatório Espacial Heller & Jung, ao G1
A hipótese de ser um caso de aurora austral (luzes causadas por partículas do Sol) foi descartada porque a foto foi tirada apontando para o norte. “Nesta direção e latitude não ocorrem auroras”, disse Jung. Auroras costumam aparecer perto dos polos Norte e Sul do planeta. Além disso, aparelhos mostraram que não houve atividade solar diferente do comum no período em questão.
O fotógrafo contou que chegou a pensar que o brilho vinha de Florianópolis, mas depois percebeu que a luz estava numa direção onde não há cidades grandes. No fim, foi um golpe de sorte que rendeu uma foto interessante.
O post Aurora austral no Brasil? Entenda o mistério da nuvem verde em Santa Catarina apareceu primeiro em Olhar Digital.
