Home Variedade Ave migratória é declarada oficialmente extinta

Ave migratória é declarada oficialmente extinta

by Fesouza
4 minutes read

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) divulgou uma atualização da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Este documento rastreia o estado de conservação de mais de 172 mil animais em todo o mundo.

Segundo a entidade, agora são 48.646 espécies ameaçadas de extinção em todo o planeta. Além disso, seis foram declaradas como oficialmente extintas. Entre elas está o maçarico-de-bico-fino (Numenius tenuirostris), uma ave avistada pela última vez em 1995.

Primeira ave da Europa continental a desaparecer em 500 anos

Descrito pela primeira vez pelo ornitólogo francês Louis Pierre Vieillot, em 1817, o maçarico-de-bico-fino era uma ave migratória que se distinguia de outras espécies por sua rota atípica e transcontinental. Ela se reproduzia nas estepes do Cazaquistão e no sul da Rússia e então voava para o sudoeste, passando pelo Delta do Danúbio, através dos Bálcãs e do sul de Itália, chegando nos meses de inverno no norte de Marrocos.

Medindo cerca de 40 centímetros e com uma envergadura que podia chegar a quase 90 centímetros, o animal costumava fazer seus ninhos no solo. No entanto, pouco se sabe sobre o comportamento da espécie.

Antes considerado bastante comum na Europa continental, Norte da África e Ásia Ocidental, o maçarico-de-bico-fino foi avistado pela última vez em 25 de fevereiro de 1995, na costa do Marrocos. Um outro avistamento foi relatado em 2001, na Hungria, mas não foi confirmado.

Ave migratória é declarada oficialmente extinta
Caça e perda de habitat podem ter sido fatores chave para o desaparecimento da ave (Imagem: Bouke Atema/Shutterstock)

Com a confirmação da extinção pela IUCN, o animal torna-se a primeira ave da Europa continental a desaparecer em 500 anos. Embora não seja possível confirmar o que levou ao fim da espécie, cientistas apontam a caça e a perda de habitat como fatores-chave. Em comunicado, o Acordo para a Conservação das Aves Aquáticas Migratórias Afro-Euroasiáticas (AEWA) lamentou o fato.

A extinção do maçarico-de-bico-fino é um momento trágico e preocupante para a conservação das aves migratórias. Sublinha a urgência de aplicar medidas de conservação eficazes para garantir a sobrevivência das espécies migratórias. Esperançosamente, a perda desta espécie ajudará a galvanizar a ação para proteger outras espécies migratórias ameaçadas.

Amy Fraenkel, secretária-executiva da AEWA

Leia mais

Ave migratória é declarada oficialmente extinta
Animal foi oficialmente considerado extinto (Imagem: Tamara Kulikova/Shutterstock)

Outras extinções confirmadas pela IUCN:

  • Musaranho da Ilha Christmas (Crocidura trichura);
  • Uma espécie de caracol cone (Conus lugubris);
  • O bandicoot de Shark Bay, também conhecido como marga (Perameles myosuros);
  • O bandicoot listrado do sudeste (Perameles notina);
  • O bandicoot barrado de Nullarbor (Perameles papillon).

O post Ave migratória é declarada oficialmente extinta apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment