Aventura Espacial: 10 melhores séries de Space Opera

Uma aventura espacial, ou space opera, é um subgênero da ficção científica que combina elementos de drama, ação e romance ambientados em um cenário futurista e interestelar. São caracterizadas por épicas jornadas entre planetas, batalhas espaciais, personagens heroicos, conflitos políticos e complexos dilemas morais.

E a televisão foi profundamente impactada por esse tipo de produção. Ao longo de décadas, foram produzidas várias séries de aventura espacial que alcançaram grande sucesso de público e crítica, deixando um legado na cultura pop.

Diante disso, decidimos listar as 10 melhores séries de aventura espacial.

The Expanse (2015-2022) / Credito: Amazon Prime Video (divulgação)

Jornada nas Estrelas – Série Original (1966-1969)

Star Trek: The Original Series (1966–1969) / Crédito: Netflix (divulgação)
Disponível para assinantes da Netflix.

Um dos maiores clássicos da ficção científica de todos os tempos, “Jornada nas Estrelas – Série Original” é um marco na história da TV americana. 

Contudo, é curioso ressaltar que a atração não fez esse sucesso fenomenal na sua exibição original, mas sim através de reprises na TV na década de 70.

Situado no século 23, o show segue a tripulação da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo Capitão James T. Kirk (William Shatner) e seu oficial de ciências, Spock (Leonard Nimoy).

Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987-1994)

Star Trek: The Next Generation (1987–1994) / Crédito: Netflix, Paramount+ (divulgação)
Disponível para assinantes da Netflix e Paramount+.

Parte da franquia “Star Trek”, “A Nova Geração” foi um sucesso de público e crítica, sendo reconhecida como uma das melhores séries da TV norte-americana.

Ambientada no século 24, a série gira em torno da tripulação da USS Enterprise-D, uma nave da Federação Unida dos Planetas. 

Liderada pelo Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), a missão da nave é explorar novos mundos, buscar novas formas de vida e novas civilizações.

Leia mais:

Os 10 melhores filmes de “Buddy Cop”, ou dupla de policiais

Os 5 melhores filmes Screenlife

10 séries que certamente você viu na TV e não se lembra

Fundação (2021-presente)

Foundation (2021) / Credito: Apple TV+ (divulgação)
Disponível para assinantes do Apple TV+.

Vazamento baseado na série de livros homônimos escritos por Isaac Asimov, “Fundação” é uma série sci-fi produzida pela Apple TV+.

No enredo, através da psico-história, o matemático Hari Seldon (Jared Harris) prevê a queda do Império Galáctico e formula um plano para reduzir o período de caos subsequente. 

Para isso, ele cria a Fundação, destinada a preservar e expandir o conhecimento humano.

The Expanse (2015-2022)

The Expanse (2015-2022) / Credito: Amazon Prime Video (divulgação)
Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Baseada na série de livros de mesmo nome, escrita por James S.A. Corey, “The Expanse” é uma das séries de ficção científica mais elogiadas dos últimos anos.

A atração se passa em um futuro onde a humanidade colonizou o sistema solar. A trama acompanha um grupo de protagonistas que estão no centro de uma grande conspiração.

Battlestar Galactica (2004-2009)

Battlestar Galactica (2004-2009) / Credito: NBCUniversal Television Studio (divulgação)
Não disponível nos streamings.

Reboot do seriado original de 1978, esta versão de “Battlestar Galactica” recebeu aclamação da crítica e conquistou uma legião de fãs.

A série se passa em um futuro distante, onde a humanidade, espalhada por doze colônias, é quase aniquilada por uma raça de robôs conhecida como Cylons.

O Battlestar Galactica, aparentemente o único navio militar restante, lidera a pequena frota de sobreviventes rumo à lendária 13ª colônia, conhecida como Terra.

Babylon 5 (1993-1998)

Babylon 5 (1993-1998) / Credito: Warner Bros. Television (divulgação)
Não disponível nos streamings.

A space opera “Babylon 5” é notável por seu arco de história planejado de cinco anos, uma raridade na época. A série se passa na estação espacial Babylon 5, uma gigantesca instalação diplomática que é palco de intrigas políticas e tensões raciais.

A série foi uma das primeiras a utilizar CGI extensivamente para criar suas cenas espaciais e naves. Recebeu elogios por sua trama complexa e profunda em uma época em que isso não era comum nas séries de TV.

Farscape (1999–2003)

Farscape (1999–2003) / Credito: Hallmark Entertainment, The Jim Henson Company (divulgação)
(Disponível gratuitamente no Plex, mas apenas no áudio original e legendas em inglês) 

Ganhando reconhecimento e status de obra cult ao longo dos anos, “Farscape” teve um cancelamento abrupto após sua 4ª temporada. Contudo, a série ganhou uma conclusão na minissérie “Farscape: The Peacekeeper Wars”.

A série gira em torno de um diversificado grupo de personagens que estão a bordo de Moya, uma nave viva. Eles tentam fugir da organização militarista conhecida como Peacekeepers.

O protagonista é John Crichton (Ben Browder), um astronauta americano que, durante um voo experimental, é acidentalmente transportado através de um buraco de minhoca para uma parte distante do universo.

Firefly (2002)

Firefly (2002–2003) / Credito: 20th Century Fox Television (divulgação)
Não disponível nos streamings.

Criada por Joss Whedon (“Buffy – A Caça-Vampiros”), “Firefly” é uma série de space opera que teve vida curta, sendo cancelada prematuramente com apenas uma temporada.

Porém, a série desenvolveu uma base de fãs leal e se tornou cult. Com isso, “Firefly” ganhou um desfecho em forma de longa-metragem: “Serenity – A Luta Pelo Amanhã” (2005).

A série segue as aventuras da tripulação da nave espacial Serenity, comandada pelo Capitão Malcolm “Mal” Reynolds (Nathan Fillion).

“Serenity – A Luta Pelo Amanhã“ está disponível para alugar e comprar no Apple TV, Prime Video e YouTube Filmes.

Stargate SG-1 (1997–2007)

Stargate SG-1 (1997–2007) / Crédito: MGM Television, Sony Pictures Television, Showtime Networks, Sci-Fi Originals (divulgação)
Disponível no MGM+ Apple TV Channel e MGM+ Amazon Prime Video TV Channel (Com exceção da 3ª Temporada).

Baseada no filme “Stargate” (1994), “SG-1” foi um grande sucesso de público e também recebeu elogios da crítica, sendo indicada a várias premiações. O enredo da série se passa aproximadamente um ano após os eventos do filme original.

A série acompanha as aventuras da equipe SG-1, uma unidade de operações especiais da Força Aérea dos Estados Unidos. Eles utilizam o Stargate, um dispositivo alienígena antigo que cria portais para outros planetas na galáxia.

The Mandalorian (2019-presente)

The Mandalorian (2019-presente) / Crédito: Disney+ (divulgação)
Disponível para assinantes do Disney+.

Primeira série live-action da franquia “Star Wars”, “The Mandalorian” teve ampla recepção positiva da crítica e do público. Seu enredo se passa cinco anos após os eventos de “O Retorno de Jedi” (1983).

A série segue o Mandaloriano (Pedro Pascal), um solitário caçador de recompensas que protege uma criança sensível à Força, Grogu (“Baby Yoda”), das forças imperiais remanescentes.

O post Aventura Espacial: 10 melhores séries de Space Opera apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Galaxy M17e 5G deve ser uma ‘cópia’ do futuro Galaxy A07 5G baratinho

Quais Resident Evil preciso jogar antes de Requiem? Veja as dicas

Chineses criam método rápido e barato para extrair ouro de eletrônicos