Aviação aposta em lixo urbano para produzir combustível mais limpo

A aviação responde por 2,5% das emissões globais de carbono e deve ver sua demanda praticamente dobrar até 2040. Nesse cenário, a busca por alternativas ao querosene tradicional ganhou urgência.

O combustível de aviação sustentável (SAF) surge como uma das principais apostas, mas ainda representa menos de 1% do consumo mundial, limitado pelo alto custo e pela baixa oferta.

Um novo estudo publicado na Nature Sustainability aponta um caminho promissor: transformar resíduos sólidos urbanos (do lixo doméstico à fração orgânica) em uma matéria-prima eficiente e de baixo carbono para a produção de SAF.

Resíduos sólidos urbanos podem reduzir em até 90% as emissões do setor aéreo, segundo nova pesquisa (Imagem: Tookapic/Pexels)

Um avanço baseado em resíduos urbanos

  • Pesquisadores da Universidade Tsinghua e do Projeto Harvard-China avaliaram o querosene produzido a partir de lixo urbano usando gaseificação em escala industrial e síntese Fischer-Tropsch.
  • Segundo a análise de ciclo de vida, a solução pode reduzir entre 80% e 90% das emissões em comparação ao combustível convencional.
  • “Transformar o lixo do dia a dia em combustível pode ser um passo inovador rumo a uma aviação mais limpa”, afirma Jingran Zhang, principal autor do estudo.
  • A ampliação dos sistemas de gaseificação, porém, continua sendo o maior desafio técnico.

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Produção com base em resíduos sólidos urbanos poderia suprir quase um terço da demanda global de aviação – Imagem: Efired/Shutterstock

Impacto potencial e desafios globais

O estudo indica que o lixo urbano global poderia gerar até 50 milhões de toneladas de combustível por ano, reduzindo as emissões do setor em 16%. Com hidrogênio verde no processo, a produção poderia subir para 80 milhões de toneladas, cobrindo até 28% da demanda mundial.

Para Michael B. McElroy, coautor, “ampliar essa tecnologia exigirá colaboração entre governos, produtores e companhias aéreas”. Mesmo promissora, a expansão dependerá de políticas robustas e incentivos que tornem o SAF economicamente viável em escala.

Pressão por emissões zero acelera corrida por combustível feito de lixo (Imagem: Marharyta Kovalchuk/Shutterstock)

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