Home Variedade Avião da United Airlines é atingido por objeto misterioso que teria vindo do espaço

Avião da United Airlines é atingido por objeto misterioso que teria vindo do espaço

by Fesouza
4 minutes read

Um avião da United Airlines foi atingido por um objeto misterioso enquanto voava para Los Angeles, nos Estados Unidos, causando rachadura no para-brisa e forçando pouso de emergência. O incidente ocorreu na última quinta-feira (16) e há suspeita de que envolva detritos vindos do espaço ou até um meteorito.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma das janelas da aeronave bastante danificada pelo impacto, que também afetou a estrutura de metal. Ela não chegou a se quebrar nem houve perda de pressão na cabine, porém os estilhaços atingiram o braço do piloto, resultando em pequenos cortes.

United Airlines 737 MAX pilot injured after the windshield cracked at 36,000 while flying from Denver to Los Angeles on Thursday.

Reports have suggested the possibility of the aircraft being hit by falling space debris or a small meteorite, though this remains unconfirmed.… pic.twitter.com/8qNg6aA0uE

— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) October 18, 2025

O que pode ter atingido o voo da United Airlines?

Partindo da cidade de Denver, o voo UA 1093 transportava 140 pessoas a bordo e seguia rumo ao aeroporto de Los Angeles. No entanto, algo atingiu a janela do cockpit do Boeing 737 MAX enquanto ele sobrevoava o estado de Utah a aproximadamente 11.000 m de altitude, fazendo a tripulação mudar os planos.

  • Ao detectar a fissura no para-brisa, o piloto iniciou imediatamente a manobra de descida e solicitou um pouso de emergência no aeroporto de Salt Lake City, onde o avião aterrissou em segurança;
  • O comandante da aeronave comentou, após o pouso, que o incidente teria sido causado por lixo espacial, como restos de foguetes ou satélites desativados orbitando a Terra;
  • Mas há várias outras possibilidades, incluindo balões ou sondas meteorológicas, granizo ou cristais de gelo;
  • Algo que também pode ter colidido com o Boeing é uma ave, embora a maior parte dos pássaros não consiga voar à altitude em que ele estava no momento do incidente.

Em meio a tantas hipóteses, uma das que vem ganhando mais força é o impacto de um pequeno meteorito com a aeronave, apesar de não haver confirmação por parte de autoridades nem da companhia aérea. Estudos apontam que milhares de fragmentos de rochas espaciais caem no planeta anualmente, aumentando os riscos de colisões.

Além disso, há relatos de marcas de calor no vidro, sugerindo uma colisão de alta energia que causou os danos registrados pelas fotos. Estima-se que o vidro laminado em várias camadas tenha evitado a ruptura completa da janela, mantendo a pressão no interior da cabine.

I’m hearing a pretty unusual reason for this windshield crack— if you have any intel, woukd love to hear via DM
🛰️ https://t.co/PQamtuyM0p

— JonNYC (@xJonNYC) October 17, 2025

Caso em investigação

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) está investigando a colisão do avião da United Airlines com um objeto supostamente vindo do espaço. O órgão vai examinar o vidro rachado e os resíduos microscópicos em busca de pistas.

A parte metálica atingida também passará por análise, podendo ajudar a desvendar a origem do objeto, assim como dados de radar, meteorológicos e do gravador de voo. Se a suspeita for confirmada, este pode se tornar um dos raros casos de colisão de voo comercial com detritos originados no espaço.

Vale destacar que apenas o piloto sofreu ferimentos no incidente. Os passageiros seguiram voo em outra aeronave até Los Angeles, concluindo a viagem cerca de seis horas depois do que o originalmente previsto.

Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as nas redes sociais.

You may also like

Leave a Comment