Home Variedade AWS revela motivo da falha que causou apagão em serviços

AWS revela motivo da falha que causou apagão em serviços

by Fesouza
5 minutes read

A Amazon Web Services (AWS) divulgou a causa da falha que deixou serviços fora do ar na segunda-feira (20). Segundo a empresa, o motivo foi um bug no DynamoDB, seu sistema de banco de dados.

Conforme reportado pelo Olhar Digital, o problema começou a ser sentido na manhã de segunda-feira. Durante o dia, a AWS fez correções que permitiram reestabelecer alguns serviços, mas ainda com instabilidades. A falha só foi resolvida completamente no dia seguinte.

Logos da AWS e do DynamoDB
Banco de dados DynamoDB teria sido o grande causador da pane geral (Imagem: AWS/Reprodução)

AWS revelou motivo da falha

De acordo com comunicado publicado pela AWS, o apagão decorreu de uma série de bugs no sistema DynamoDB, um software de automação em que clientes armazenam seus dados. O sistema também garante que ele próprio seja atualizado com frequência para mitigar falhas, melhorar a distribuição do tráfego e aumentar a capacidade de armazenamento se necessário.

O bug começou com aumento nas taxas de erros de conexão na região da Virgínia do Norte (US-East-1), onde ficam os principais data centers da companhia. Isso levou a outros problemas dentro do próprio servidor que interromperam a conexão dos clientes.

A AWS escreveu que se tratou de “um defeito latente no sistema de gerenciamento automatizado de DNS [sistema de nomes de domínio] do serviço”. Como o bug não foi consertado automaticamente, como deveria, exigiu a intervenção manual de um operador.

Ao fundo, site da AWS; à frente, smartphone na horizontal com o logo da AWS
Problemas na nuvem da Amazon pode ter custado bilhões de dólares em prejuízos (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Empresa corrigiu o problema durante o dia

Ao longo da segunda-feira, a AWS publicou comunicados frequentes atualizando sobre os reparos no sistema. Os serviços foram reestabelecidos no mesmo dia, durante a noite, mas a falha só foi resolvida por completo no dia seguinte.

No pico do incidente, mais de 6,5 milhões de usuários em diferentes países relataram falhas de acesso. Plataformas como Alexa, Zoom, Duolingo, Snapchat, Fortnite, Mercado Livre e Prime Video passaram por instabilidades.

Usuários de colchões inteligentes da Eight Sleep também tiveram uma surpresa durante a noite. Alguns alguns donos das camas (que funciona conectada ao sistema da AWS) relataram que os dispositivos ficaram presos em posição inclinada, apresentaram temperaturas fora de controle ou ativaram alarmes sozinhos. Veja o caso aqui.

Vários cabos de internet conectados a um roteador
Especialistas alertaram sobre riscos de apagão de internet (Imagem: Angelus_Svetlana/Shutterstock)

Leia mais:

Caso AWS: os perigos de um apagão de internet

  • Diante do problema, especialistas destacaram como usuários de internet e servidores em nuvem estão à mercê de poucos provedores. E quando um deles falha, pode colocar em risco todo o funcionamento da internet;
  • Eles defendem a descentralização desses serviços, para que os usuários não tenham que depender apenas de poucas empresas, como acontece hoje;
  • O contra-argumento é que essas companhias são grandes e têm recursos financeiros para garantir uma operação segura e resiliente a nível global.

O Olhar Digital conversou Raphael Farinazzo, COO da PM3 e especialista em Produtos Digitais, para entender quais as lições que se tira sobre esse caso. Confira a resposta dele aqui.

O post AWS revela motivo da falha que causou apagão em serviços apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment