A baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) é considerada criticamente em perigo de extinção. As principais ameaças são o emaranhamento em equipamentos de pesca, colisões com embarcações e as mudanças climáticas que afetam suas fontes de alimento.
A boa notícia, no entanto, é que a população destes enormes mamíferos tem voltado a crescer nos últimos anos. São números que revelam alguns sinais de uma lenta, mas importante recuperação da espécie.

População subiu para 384 baleias
De acordo com informações do portal ScienceAlert, a população destas baleias aumentou pouco mais de 2% em 2024 em comparação com os dados de 2023. Foram oito novos filhotes, elevando o número total de animais para cerca de 384.
Embora os números sejam pequenos, essa é considerada uma importante reviravolta para a espécie. Desde 2020, a quantidade de baleias-francas-do-atlântico-norte aumentou mais de 7%. Na década anterior, por outro lado, a população havia despencado cerca de 25%.

É sempre uma ótima sensação quando podemos compartilhar notícias positivas sobre essa espécie criticamente ameaçada. O ligeiro aumento na estimativa da população, juntamente com nenhuma mortalidade detectada e menos ferimentos detectados do que nos últimos anos, nos deixa cautelosamente otimistas sobre o futuro das baleias-francas-do-atlântico-norte.
Heather Pettis, líder do programa de pesquisa de baleias francas no Aquário da Nova Inglaterra
Apesar da recuperação, ainda há muito a ser feito. Mesmo que não tenham sido registradas novas mortes, muitas baleias estão feridas ou apresentam sérios problemas de saúde. Além disso, a taxa de novos nascimentos é baixa.
Leia mais
- Cabos de fibra óptica podem salvar orcas ameaçadas de extinção
- Baleias-jubarte têm visão ruim – e isso pode custar caro!
- Arpão de pesca é encontrado em mamífero mais velho do mundo

Ameaças ainda existem
- No início da década de 1890, a espécie foi caçada quase até a extinção.
- Hoje, a população destes mamíferos está protegida, mas ainda enfrenta muitas ameaças.
- As baleias correm o risco de morrer por colisões com embarcações e por emaranhamento em equipamentos de pesca.
- De acordo com a organização ambiental sem fins lucrativos Oceana, a cada ano, estes materiais envolvem cerca de um quarto da população de baleias-francas-do-atlântico-norte nos EUA e Canadá.
- As mudanças climáticas também impactam estes animais, reduzindo a quantidade de alimento disponível.
- Em resumo, os trabalhos de conservação não podem parar.
O post Baleia ameaçada de extinção está dando a volta por cima apareceu primeiro em Olhar Digital.
