Banheiro público da era romana volta a receber água

As Termas de Caracalla eram um dos maiores complexos de banhos públicos da era romana. O local foi construído entre os anos 211 e 217 d.C. e permaneceu em uso por mais de 300 anos. Agora, o espaço está sendo reaberto e até já voltou a receber água como parte de um processo de modernização.

Leia mais

Túmulos do império romano contam história triste de famíliaMistério da construção do Coliseu de Roma pode ter sido reveladoRoma Antiga é reconstruída em modelo 3DEspaço foi revitalizado (Imagem: Fabio Caricchia)

Revitalização do espaço

Uma bacia aquática foi inaugurada nesta quinta-feira (4). Denominada “Lo Specchio” (“O Espelho”, em português), ela permite que os restos das colossais termas romanas construídas sejam refletidos na vasta superfície de água, com 42 metros de comprimento e 32 metros de largura. 

Com este espetacular ‘Specchio’ queremos iniciar um processo de renovação e abertura à cidade de um dos sítios arqueológicos mais importantes da capital.

Daniela Porro, responsável pelos sítios culturais de Roma

Segundo as autoridades italianas, a criação da bacia é uma operação de arquitetura moderna que se harmoniza com a arquitetura antiga, permitindo reforçar o papel das Termas de Caracalla como centro de promoção da cultura e da arte.

Cerca de vinte jatos e projetores foram instalados no fundo da bacia permitem realizar jogos de água e luz. Após a inauguração oficial à imprensa realizada nesta quinta, a nova instalação estará aberta ao público a partir do dia 13 de abril com uma apresentação de balé. As informações são da RaiNews.

As Termas de Caracalla são um dos locais mais bem preservados da era romana (Imagem: rarrarorro/Shutterstock)

Termas de Caracalla

As Termas de Caracalla totalizam 11 hectares localizado no sopé do Monte Aventino.Elas foram construídas durante o reinado dos imperadores Sétimo Severo e Caracala.O edifício todo era aquecido por um hipocausto, um sistema subterrâneo movido a carvão e lenha que ferve água recebida do aqueduto e espalha o vapor por tubulações escondidas. A entrada era livre e gratuita para todos os cidadãos romanos.Além de banhos públicos, a estrutura romana comportava instalações esportivas e bibliotecas.Este espaço está entre os locais mais bem preservados do Império Romano.

O post Banheiro público da era romana volta a receber água apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Lula defende rigidez em regulação universal da IA em entrevista à TV indiana

Nova taxa de Trump não contempla minerais críticos e outros; confira

Preview: Arkheron é um multiplayer feito sob medida para fãs de Diablo e Path of Exile