“Bard é pior do que inútil: por favor, não lance”, diz funcionário do Google

Funcionários do Google fizeram duras críticas ao Bard, chatbot de IA generativa da empresa. Conforme revelam mensagens internas, alguns chegaram a pedir que ele não fosse lançado.

As informações vêm da Bloomberg, que conversou com 18 trabalhadores atuais e antigos da big tech. Eles revelaram algumas capturas de tela de conversas internas da empresa.

‘Se preparem para impacto da IA’, alerta CEO do GoogleComo acessar o Bing Chat com GPT-4 no PC e celularQuais as diferenças entre os buscadores Google, Bing e Yahoo? (2023)

Um dos funcionários disse: “Bard é pior do que inútil: por favor, não lance”. A mensagem foi vista por quase 7 mil pessoas.

Outros trechos revelam que o chatbot pode apresentar informações perigosas. Um empregado disse que pediu dicas para o Bard sobre como pousar um avião. Como resposta, a IA passou diversas dicas que poderiam causar um acidente. Também há o relato de um colaborados que pediu dicas de mergulho que “provavelmente resultariam em ferimentos graves ou morte”. 

Em relato à Bloomberg, funcionários responsáveis pela segurança e ética dos produtos do Google disseram que a companhia os desencorajou de atrasar o desenvolvimento de sua IA.

Os funcionários responsáveis ​​pela segurança e pelas implicações éticas de novos produtos foram instruídos a não atrapalhar nenhuma das ferramentas generativas de IA em desenvolvimento.

Fonte ouvida pela Bloomberg

Os trabalhadores também informam que o Google reduziu sua prioridade ética de IA para lançar, o quanto antes, um chatbot que vença o ChatGPT da OpenAI.

A ética da IA ​​ficou em segundo plano. Se a ética não estiver posicionada para ter precedência sobre o lucro e o crescimento, ela não funcionará.

Meredith Whittaker, ex-gerente do Google em depoimento à Bloomberg.

Em nota ao Insider, um porta-voz do Google afirmou: “A IA responsável continua sendo a principal prioridade da empresa e continuamos investindo nas equipes que trabalham para aplicar nossos princípios de IA à nossa tecnologia”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post “Bard é pior do que inútil: por favor, não lance”, diz funcionário do Google apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Por meio de simulações, pesquisadores explicam como ocorrem flashes em galáxias distantes

ChatGPT médico? OpenAI está considerando entrar no ramo de saúde

Lula tira protagonismo da Anatel e amplia poder da ANPD no ECA Digital