Um verdadeiro tesouro estimado em quase US$ 85 mil (mais de R$ 460 mil) foi recuperado pelas autoridades da Ucrânia. São três barras de prata da era romana que apresentam a figura do imperador Constantino, o Grande, e que quase foram vendidos ilegalmente na internet.
Objetos foram recuperados e agora estão expostos em museu
Segundo o Museu Nacional de História da Ucrânia, um homem que não teve a identidade revelada disse que sua bisavó encontrou os artefatos raros enterrados no quintal de sua casa, no oeste do país.
O indivíduo, então, teria tentado vender uma das barras de prata pela internet.
No entanto, funcionários do museu acionaram as autoridades locais.
Quando os policiais revistaram a casa, descobriram dois lingotes adicionais.
Todos eles foram recuperados e agora estão expostos junto com outros artefatos resgatados no museu.
Leia mais
Mensagens desesperadas são encontradas em prisão da era romana
Moeda de 1.600 anos confirma presença do Império Romano em mais uma região
Caixão do Império Romano é aberto e revela surpresa na Inglaterra
Apenas 90 objetos semelhantes da era romana foram descobertos até hoje
Cada uma das barras de prata pesa cerca de 342 gramas e contém uma impressão em forma de moeda do imperador Constantino, o Grande. Ele governou de 306 a 337 d.C., e é conhecido por introduzir o cristianismo no Império Romano, além de mudar sua capital para Constantinopla (atual Istambul).
Os lingotes teriam sido usados durante o processo de cunhagem para criar moedas conhecidas como siliquae. As moedas com a imagem de Constantino teriam sido emitidas entre 310 e 313 d.C. em Augusta Treverorum, uma cidade romana que hoje é Trier, na Alemanha.
Segundo a equipe do museu, é provável que esses materiais tenham chegado ao território que hoje é o oeste da Ucrânia como resultado de interações entre a população local, possivelmente tribos germânicas ou dácios, com o Império Romano no início do século IV. No entanto, a natureza exata dessas interações ainda é desconhecida.
Existem apenas cerca de 90 lingotes de prata romanos descobertos até hoje. Destes, apenas 11 contam com figuras estampadas, o que torna a descoberta feita na Ucrânia ainda mais rara.
O post Barras de prata da era romana quase foram vendidas na internet apareceu primeiro em Olhar Digital.
