Bateria de papel pode substituir lítio? Startup diz que sim!

Uma startup de Cingapura criou uma bateria de papel totalmente sustentável que pode armazenar 226 W/kg — o que a torna uma alternativa ao lítio, usado em veículos elétricos e redes de armazenamento de energia.

A Flint usa celulose como base para a bateria, um material vegetal que funciona como um meio de transferência de íons entre o ânodo e o cátodo. A empresa substitui cobalto e lítio por metais menos impactantes ao meio ambiente, ​​como zinco e manganês.

O produto é à prova de explosão, vazamento e imune a riscos de combustão, garantindo riscos de incêndio quase nulos, mesmo em condições extremas, segundo a startup. Além disso, foi projetado para manter a funcionalidade mesmo quando perfurado ou dobrado.

Bateria substitui cobalto e lítio por zinco e manganês (Imagem: Flit/Divulgação)

A empresa ainda garante que o ciclo de vida da bateria de papel é comparável às tecnologias de bateria tradicionais. E promete um custo 1,8 vezes menor do que aquelas produzidas com íons de lítio.

“Cada componente é reciclável, e sua química compostável significa que ele se decompõe naturalmente sem deixar resíduos prejudiciais, garantindo que seja tão ecologicamente correto no final de seu ciclo de vida quanto durante o uso”, afirma o site.

Leia Mais:

Aplicação na vida real

No fim do ano passado, a startup recebeu um aporte de US$ 2 milhões em financiamento inicial em uma rodada liderada por um consórcio global de investidores anjos para a produção piloto e o desenvolvimento de propriedade intelectual.

“Um menor custo de produção está no cerne da criação de demanda, escalando rapidamente e aumentando as taxas de adoção, ao mesmo tempo em que garante a lucratividade”, disse o Sr. Jeremy Wee, Cofundador da Flint. “Não estamos mais confinados ao laboratório — nossos pilotos comerciais já estão demonstrando o impacto tangível de nossas inovações em aplicações do mundo real.”

Material é à prova de explosão e pode ser dobrado (Imagem: Flit/Divulgação)

A Flint diz que já atraiu o interesse de mais de 20 empresas em vários setores, incluindo defesa e segurança; sistemas de armazenamento de energia; fonte de alimentação crítica; eletrônicos de consumo; aplicações espaciais; veículos elétricos.

O post Bateria de papel pode substituir lítio? Startup diz que sim! apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Resumão State of Play! Saiba tudo que rolou no novo evento da PlayStation

Google Fotos ganha editor de imagens com o modelo de IA Nano Banana

A verdadeira Troia: como a arqueologia encontrou a cidade “perdida” de Homero