Bateria de veículo elétrico da Mercedes é melhor do que 28 mil concorrentes, aponta estudo

O Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (ADAC), principal associação automobilística da Alemanha, em conjunto com a empresa austríaca de dados sobre baterias AVILOO, realizou um estudo com mais de 28.500 baterias em veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) ao longo de seis anos. 

Por meio do estudo, foram feitas comparações em relação ao envelhecimento real dos componentes. O resultado mostrou que a Mercedes-Benz possui a bateria com o melhor desempenho, superando marcas como Ford, Mitsubishi, Volkswagen e até BMW.

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O que o estudo mostrou?

bateria carro elétrico – Imagem: asharkyu/Shutterstock
  • A marca do carro é fundamental para prever o desempenho da bateria de um PHEV por um longo período.
  • A Mercedes-Benz apresentou ótima estabilidade mesmo em um período prolongado de utilização, podendo manter um desempenho estável com até 200.000 quilômetros, trazendo uma degradação mínima em um uso regular.
  • Por outro lado, a Mitsubishi foi a última colocada no quesito saúde da bateria em um longo prazo. Segundo o estudo, mesmo com quilometragens baixas, existe uma degradação notável.
  • Marcas como Volvo e Volkswagen tiveram um desempenho razoável, trazendo resultados satisfatórios mesmo quando utilizadas de forma intensa no modo totalmente elétrico.
  • A BMW teve resultados que variaram muito conforme os modelos dos seus carros, tendo como grande variável a forma de condução no modo elétrico.
  • Os veículos da Ford mostraram quedas iniciais em relação à capacidade das baterias, independentemente da forma de condução ou padrões de utilização.
  • Os pontos fundamentais para que a bateria tenha uma maior longevidade são o sistema de gerenciamento de bateria e a engenharia de ponta.
Mercedes Vision EQS. É o equivalente elétrico do Classe S
(Imagem: Mike Mareen / Shutterstock)

No geral, a maioria dos veículos entrega resultados pelo menos satisfatórios

O estudo mostrou que mesmo uma marca se sobressaindo em relação a outra, em um contexto geral, a maior parte das baterias de carros híbridos plug-in (PHEV) consegue manter mais de 80% da sua capacidade original depois de 193.000 quilômetros.

O resultado é o que realmente se espera de vida útil desse componente nesses veículos, ou seja, as baterias híbridas dos carros disponíveis no mercado, em sua maioria, são confiáveis para uso durante anos. 

A ADAC, por exemplo, chegou a afirmar que a própria Mitsubishi, apesar de aparecer na última colocação, não é uma marca na qual as pessoas não devem mais confiar.

“Os resultados do ADAC não devem ser interpretados como se os modelos PHEV da Mitsubishi não fossem perfeitamente funcionais e confiáveis – apenas que alguns carros que custam muito mais do que o Mitsubishi tendem a ter baterias que duram um pouco mais em condições normais de condução”, destacou o estudo.

Outro ponto importante é que modelos de carros mais sofisticados costumam ter baterias melhores, proporcionando maior durabilidade e desempenho.

Veículo elétrico sendo carregado – Imagem: UKRID/Shutterstock

Como escolher o veículo ideal para você?

O estudo também deu uma dica de como saber qual é o veículo ideal para comprar: um híbrido plug-in (PHEV) ou totalmente elétrico a bateria (BEV). 

Um trecho destacado no relatório do estudo diz: “a ADAC acrescenta ainda que, se viagens frequentes em modo totalmente elétrico estiverem nos seus planos, um veículo totalmente elétrico a bateria pode ser a escolha mais inteligente, uma vez que as suas baterias passam por menos ciclos de carregamento e, consequentemente, tendem a durar mais tempo do que as baterias de veículos híbridos plug-in”.

Outro ponto essencial é que a longevidade da bateria, independentemente do tipo de veículo, está ligada à manutenção regular.

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