Não é pegadinha. A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) vai mesmo fabricar saquê no espaço. O lançamento do projeto DASSAI MOON está previsto para a próxima terça-feira (21), às 10h58 (horário local), na Ilha Tanegashima, usando o Foguete H3 nº 7, um novo veículo construído no Japão. O equipamento para a fabricação da bebida espacial foi desenvolvido em conjunto pela Mitsubishi e a Dassai (antiga Asahi Shuzō), uma empresa de saquê sediada na cidade de Iwakuni, província de Yamaguchi, que propôs a ideia.
Os itens serão transportados para a Estação Espacial Internacional (EEI) usando o HTV-X, uma nova nave espacial de transferência de carga não tripulada de fabricação japonesa que passará por seu primeiro teste de demonstração com este lançamento. O teste de fabricação de saquê será conduzido no módulo experimental japonês Kibo, na EEI, pelo astronauta Kimiya Yui.

Como isso vai ser possível?
Além do equipamento da Mitsubishi, a carga inclui arroz Yamada Nishiki, mofo koji, levedura e água fornecidos pela Dassai. Após a chegada à ISS, a máquina de fermentação será instalada para iniciar a fermentação múltipla paralela com a adição de água, gerando uma reação de fermentação exclusiva do saquê japonês.
Processos como o carregamento do equipamento no foguete no local de lançamento, seguido pelo lançamento e as operações na ISS, serão um esforço colaborativo entre a JAXA e vários órgãos administrativos japoneses. O objetivo é garantir um empreendimento tecnológico totalmente japonês, segundo a Mitsubishi.
Os testes em órbita começarão cerca de 10 dias após o lançamento, com o saquê sendo fermentado em um ambiente de 1/6G, equivalente à gravidade da superfície lunar, por um período de aproximadamente duas semanas, atingindo 15% de teor alcóolico. Após a conclusão da fermentação de 520g de moromi no espaço, o saquê bruto será congelado e armazenado em órbita; espera-se que seja trazido de volta à Terra até o final do ano.

“Como usaremos a valiosa energia e o espaço da EEI, o equipamento precisa ser o mais simples possível. Mesmo assim, ele será equipado com dispositivos de monitoramento que nos permitirão rastrear os dados de fermentação da Terra”, explicou Soya Uetsuki, responsável pelo projeto de fermentação na Dassai. “Nossas simulações sugerem que a fermentação deve ocorrer, mas isso é apenas teórico. Em última análise, não saberemos até tentarmos. É por isso que este experimento é tão importante.”
Após o processamento em saquê refinado, uma garrafa de 100 ml será criada após a reserva das quantidades necessárias para análise. A garrafa única, chamada “Dassai MOON – Space Brew”, está programada para ser vendida a um preço sugerido de 110 milhões de ienes (R$ 3,9 milhões). A marca pretende doar o valor arrecadado para apoiar futuros desenvolvimentos espaciais japoneses.
Leia Mais:
- Como a ciência desvendou a origem dos buracos do queijo suíço
- Cerveja psicodélica teria ajudado na expansão de civilização antiga, aponta estudo
- Asteroide menor e mais veloz que o esperado desafia pouso de sonda japonesa
Olhando para o futuro
Lançado em 2024, o projeto é uma preparação para a possível colonização lunar na década de 2040, segundo a Dassai. “Acreditamos que as bebidas alcoólicas se tornarão parte essencial da vida cotidiana, acrescentando cor à experiência lunar de longo prazo. As uvas, matéria-prima do vinho, contêm alto teor de água, o que aumenta seu peso”, diz a empresa.

“Em contraste, o arroz, matéria-prima do saquê, é leve e, portanto, mais fácil de transportar para a Lua. No futuro, imaginamos usar arroz e água que se acredita existirem na Lua para preparar o Dassai ali mesmo, na superfície lunar. Esperamos que o Dassai se torne parte da vida cotidiana de quem vive na Lua.”
O post Bebida espacial! Japão vai produzir saquê no espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.