Bezos cria empresa de IA voltada para fabricação de espaçonaves, diz site

De acordo com informações do The New York Times, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, está investindo na criação de uma startup de inteligência artificial (IA), na qual ele assumirá o papel de co-CEO. 

A empresa se chama Projeto Prometheus e já recebeu US$ 6,2 bilhões em investimentos, parte dos quais desembolsados pelo próprio Bezos, tornando-se uma das startups em estágio inicial mais bem financiadas do mundo.

Leia mais:

Jeff também é fundador da Blue Origin, empresa de foguetes
Créditos: Divulgação/Blue Origin

Foco do Projeto Prometheus

Ainda não há grandes detalhes sobre a startup. No entanto, o The New York Times afirma que o Projeto Prometheus tem como foco tecnologias que se alinham ao interesse de Bezos em levar pessoas ao espaço.

A empresa utilizará inteligência artificial para auxiliar na engenharia e fabricação de produtos nas áreas aeroespacial, automotiva e de computação. Ainda não há informações sobre a data de fundação ou sede da empresa.

Parceria entre Jeff Bezos e Vik Bajaj

Bilionário buscou pessoas capacitadas para viabilizar o projeto
Imagem: Christos S/Shutterstock

Também conforme informações do The New York Times, Vik Bajaj, um físico e químico de renome na área de tecnologia, é quem está com Bezos no projeto, desempenhando a função de cofundador e co-CEO. 

O profissional atuou em estreita colaboração com o cofundador do Google, Sergey Brin, no Google X, conhecido também como a “Fábrica de Projetos Ambiciosos”, sendo responsável por diversas criações importantes, como o Wing, um serviço de entrega via drones.

Outro projeto no qual Bajaj esteve à frente no Google foi o Verily, um laboratório de pesquisa voltado às ciências da vida. Anos depois, ele cofundou e se tornou diretor executivo da Foresite Labs, uma iniciativa para incubar novas startups de IA e ciências de dados. Recentemente, ele deixou a empresa para se dedicar ao Projeto Prometheus. 

Projeto está em vantagem na corrida por desenvolver tecnologia de IA

A inteligência artificial é uma tecnologia em ascenção entre os investimentos das empresas no mercado
(Imagens: Natee127/iStock)

Nova empresa surge em meio a uma série de companhias que têm como foco a utilização de inteligência artificial para a realização de tarefas básicas, como a robótica, ciências e criação de medicamentos. No entanto, o Projeto Prometheus aparece com uma vantagem financeira significativa graças ao elevado investimento inicial.

A startup já conta com cerca de 100 funcionários, incluindo pesquisadores que atuaram em grandes empresas de IA como Meta, OpenAI e DeepMind, segundo o The New York Times.

O post Bezos cria empresa de IA voltada para fabricação de espaçonaves, diz site apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Explosão sem precedentes perto de buraco negro intrigou cientistas

Home office: 75 vagas para trabalho remoto [25/01]

China desmente Elon Musk sobre aprovação do Tesla de direção autônoma no país