Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a NASA anunciou que vai antecipar o teste de abastecimento do foguete Space Launch System (SLS), componente central do voo que enviará astronautas rumo à Lua pela primeira vez em mais de meio século, com a missão Artemis 2.
O procedimento, conhecido como “ensaio geral molhado”, simula procedimentos completos de abastecimento e contagem regressiva, sem ignição do motor. Inicialmente, a NASA esperava concluir a atividade até 2 de fevereiro, mas agora trabalha para executá-la no sábado (31).
Tudo será transmitido ao vivo nos canais oficiais da NASA, desde a noite de quinta-feira (29), com o lançamento simulado programado para às 23h (horário de Brasília) de sábado.
Como acompanhar o foguete 24 horas por dia
Mas você não precisa esperar esse ensaio para ver em tempo real o foguete SLS, com a cápsula Orion no topo, posicionado na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy (KSC), na Flórida.
A NASA mantém uma transmissão permanente, disponível no canal da agência no YouTube, exibe o foguete 24 horas por dia, sete dias por semana. Geralmente, o veículo pode ser visto a qualquer hora, embora a neblina vinda do Oceano Atlântico às vezes reduza a visibilidade da plataforma.
A missão Artemis 2 tem lançamento previsto para 6 de fevereiro, a partir da Space Coast, transportando quatro astronautas em um voo ao redor da Lua e de volta à Terra. A tripulação inclui Reid Wiseman (comandante), Victor Glover (piloto) e Christina Koch (especialista), além do canadense Jeremy Hansen (especialista). Saiba mais sobre eles aqui.
Missão Artemis 2 terá marcos históricos
O voo terá vários feitos inéditos: Victor Glover será o primeiro astronauta negro a ser lançado além da órbita baixa da Terra, Christina Koch será a primeira mulher a realizar esse percurso, e Jeremy Hansen será o primeiro canadense a ir tão longe.
Como parte dos preparativos para a missão, os astronautas entraram em quarentena na última sexta-feira (23), duas semanas antes da data planejada para o lançamento. A agência reforça, contudo, que o cronograma pode mudar caso algum sistema apresente necessidade de revisão.
O foguete chegou à plataforma 39B no dia 17 de janeiro, após um deslocamento de cerca de 12 horas. Agora, a NASA segue com inspeções e testes, incluindo o ensaio geral com combustível, considerado um dos passos mais sensíveis.
Leia mais:
- Missão Artemis 2 vai levar objetos de valor sentimental na viagem à Lua
- Astronauta da missão lunar Artemis 2 descobriu cratera rara na Terra
- Artemis 2: missão vai transmitir vídeos de alta definição da Lua via laser
Humanidade volta a pisar na Lua com a Artemis 3
Enquanto a Artemis 1 levou meses e demandou quatro tentativas para concluir essa fase, a agência afirma que melhorias logísticas e operacionais devem tornar tudo mais rápido desta vez.
Com duração de aproximadamente 10 dias, a Artemis 2 será a primeira missão tripulada do novo programa de exploração lunar da NASA. A cápsula Orion passará um dia em órbita terrestre para checagens, antes da chamada “injeção translunar”, que enviará a espaçonave ao redor da Lua.
A missão prepara o terreno para a Artemis 3, responsável pelo retorno de astronautas à superfície lunar em 2027 ou 2028. Caso a Artemis 2 não seja lançada no dia 6, novas janelas estarão disponíveis entre fevereiro e abril. Segundo a NASA, a prioridade máxima é a segurança.
O post Big Brother Artemis 2: você pode ver o foguete da missão de volta à Lua 24 horas por dia apareceu primeiro em Olhar Digital.