Uma pesquisa realizada pela Redbelt Security aponta que o Brasil registra até 180 sites falsos por hora na Black Friday. O levantamento foi realizado pelo time de inteligência da consultoria de cibersegurança, que destaca um caráter ascendente na criação de domínios falsos por conta da semana de promoções.
A pesquisa foi realizada entre 1º e 24 de novembro, e ao todo foram identificadas 5.125 páginas fraudulentas que se passam por conteúdos legítimos. Na primeira semana do mês, foram detectadas 881 páginas falsas, com média de 128 por dia, enquanto a segunda semana saltou para 1.233 páginas golpistas.
O movimento mais acentuado ocorreu na terceira semana de novembro, quando 2.423 novas páginas falsas foram criadas, ou seja, um salto de 96% em relação ao período anterior. A estimativa da Redbelt Security é que até a data da Black Friday, amanhã (28), mais de 6 mil páginas criminosos entrem no ar.
“A velocidade de criação dessas páginas mostra que os grupos estão usando automação e IA para ajustar conteúdos, testar variações e ampliar o alcance dos ataques […] Vale ressaltar que, sempre que houver algum tema impactante, haverá algum tipo de fraude associada. A Black Friday mexe com o sentimento de desejo das pessoas; elas ficam mais suscetíveis à emoção do que à razão”, explica o CEO da Redbelt Securities, Eduardo Lopes.
Uma página falsa surge a cada quatro minutos
O relatório da empresa também aponta um modo de operação claro entre os criminosos, que utilizavam elementos visuais replicados de grandes varejistas, companhias aéreas, plataformas de viagem e marketplaces. A principal aposta dos criminosos parece ser no segmento de eletrônicos e passagens falsas com descontos.
- Golpes em épocas de grandes promoções são comuns há anos, mas com a expansão da IA generativa, as fraudes ficaram mais sofisticadas;
- Uma projeção matemática usada pelos especialistas sugere que das 2.423 páginas criadas em uma semana, 346 eram fabricadas por dia;
- Por hora, 14 desses sites falsos foram ao ar, em algo que corresponde a uma nova página fraudulenta a cada quatro minutos;
- O número das 180 páginas falsas por hora é uma estimativa que pode ocorrer em momentos de pico desses processos;
- Uma das principais recomendações é sempre verificar a URL completa dos sites e conferir se o domínio do site é oficial;
- É bom evitar abrir links desconhecidos enviados através de grupos ou emails promocionais;
- Preste atenção nos elementos visuais da página, como logotipos em baixa qualidade ou antigos;
- Use senhas fortes em seu email e aplicativos;
- Deixe a autenticação de dois fatores ativada para suas contas.
Além dos golpes que imitam páginas legítimas, a época de Black Friday e festas de fim de ano são um prato cheio para fraudes de phishing. Por isso, é importante tomar cuidado com emails falsos de ofertas, sorteios inesperados, grandes oportunidades, e até mesmo com mensagens que cobram taxas para liberar encomendas ou realizar rastreio de pacotes.
Quer acompanhar novidades sobre cibersegurança, como se proteger na internet, e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mails.