Bluesky tem um plano para competir com o X/Twitter

O Bluesky quer dar um passo além do estilo tradicional de linha do tempo e tornar sua plataforma mais dinâmica e conectada a acontecimentos em tempo real. Para isso, a empresa vai apostar em mais experiências “ao vivo”, especialmente durante grandes eventos.

A estratégia faz parte do roteiro de desenvolvimento do Bluesky para 2026, divulgado em comunicado assinado por Alex Benzer, chefe de produto da companhia.

Segundo ele, a empresa está explorando novos recursos para transformar os feeds em espaços mais interativos, deixando de ser apenas uma sequência de publicações (como acontece na timeline tradicional).

Por enquanto, a plataforma está adotando uma abordagem experimental, com testes de funcionalidades em tempo real e focadas em eventos ao vivo longo deste ano. O Bluesky não chegou a antecipar detalhes específicos de quais seriam os recursos, nem data de lançamento. A proposta é ter uma base sólida já neste ano.

Além das iniciativas voltadas a conteúdo ao vivo, a empresa reconhece a necessidade de fortalecer recursos básicos. Entre as melhorias citadas no roteiro de 2026 estão o suporte a rascunhos, a possibilidade de publicar vídeos mais longos, uploads mais rápidos e sistemas mais eficientes de recomendação de perfis e publicações.

O Bluesky também planeja montar uma equipe dedicada ao gerenciamento do feed Discover e avalia a adoção de tags de tópicos para facilitar a busca por conteúdos relevantes.

Bluesky ainda tenta competir com plataformas maiores, como Threads e X (Imagem: LanKS/Shutterstock)

Bluesky na tentativa de competir com o X/Twitter

O Bluesky tem cerca de 1,5 milhão de usuários ativos por dia. O número ainda fica longe de redes sociais com a mesma proposta, como o Threads, com cerca de 150 milhões de usuários diários, e o X/Twitter, com mais de 270 milhões.

A aposta em “momentos ao vivo” reforça a estratégia da empresa de se posicionar como alternativa para usuários que se afastaram do X após as mudanças promovidas por Elon Musk.

Benzer até deu uma ‘cutucada’:

As pessoas vêm aqui para vivenciar eventos juntas – para discutir, analisar e rir das coisas. Precisamos de mais análise e compreensão nos dias de hoje. Sentimos falta de nos divertir na internet. O Bluesky é uma das pouquíssimas redes públicas onde você pode fazer as duas coisas sem se sentir preso em uma máquina de propaganda exploradora controlada por um bilionário.

Alex Benzer, chefe de produto do Bluesky

O post Bluesky tem um plano para competir com o X/Twitter apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Livros infantis a partir de R$1,25 na Amazon; Bluey, histórias biblicas, curiosidades e mais

Livros infantis a partir de R$1,25 na Amazon; Bluey, histórias biblicas, curiosidades e mais

Todas as cores do Moto G67 e G77 são reveladas em imagens; confira