Você está ali dirigindo, dá aquela olhadinha no retrovisor e… o carro já entendeu que você quer trocar de faixa. Sem drama, sem “tem certeza disso?”. Isso não é ficção, é o novo BMW iX3 com Snapdragon Ride Pilot, um sistema de direção automatizada com inteligência artificial que promete mudar completamente a forma como a gente se relaciona com o volante.
Para quem já abandonou 3 décadas de vida como eu, é um privilégio ver tudo aquilo que a gente via em filmes de ficção científica virando realidade. De verdade: o que antes era coisa de De Volta Para o Futuro, agora está estacionando na sua garagem.
Mas espera um pouco… o carro entende olhares?
Sim. E empurrãozinho no volante também. Tipo quando o Paul Walker (Velozes e Furiosos) só dava aquele jeitinho no volante e o carro já respondia, com ajuda do roteiro, claro. Agora, é a IA que assume esse papel. O sistema reconhece sinais sutis do motorista, como movimentos de cabeça ou direção, para antecipar intenções de manobra. Isso se chama mudança de faixa contextual, e é só uma das funções avançadas do Snapdragon Ride Pilot.
Visão 360°, câmeras inteligentes e um cérebro que nunca dorme.
O segredo está numa arquitetura poderosa que combina câmeras de alta resolução, sensores de radar e um software de percepção 360° alimentado por IA.
Essa pilha tecnológica foi desenvolvida ao longo de três anos, com mais de 1.400 engenheiros da Qualcomm e da BMW trabalhando juntos. Resultado? Um sistema que reconhece faixas, placas, veículos, pedestres e até vagas de estacionamento, tudo em tempo real.
Se você nunca ouviu falar da Qualcomm, pode apostar que já usou alguma tecnologia deles sem saber. A empresa é uma gigante da inovação tecnológica, responsável por desenvolver os chips Snapdragon que estão em boa parte dos smartphones Android, inclusive os intermediários e os mais potentes.
Eles também estão por trás de soluções em conectividade 5G, inteligência artificial, notebooks com Snapdragon e, agora, aceleram forte no setor automotivo com sistemas embarcados em veículos de última geração.
E não é exagero: o supercérebro do sistema oferece 20 vezes mais poder de computação que a geração anterior da BMW. Além disso, ele é treinado para reagir em situações complexas com base em milhões de quilômetros rodados em simulação.
É o tipo de inteligência que aprende com o mundo real, se atualiza pela nuvem e ainda garante conformidade com os mais altos padrões de segurança automotiva, como ASIL, FuSa, NCAP e até V2X, aquele sistema que permite o carro “conversar” com outros veículos e a infraestrutura das cidades.
É direção autônoma ou não é?
Quase! O sistema tá no famoso Nível 2+ de automação, onde o carro assume várias tarefas, mas o motorista ainda precisa estar presente e atento. A diferença aqui é que o Snapdragon Ride Pilot leva o Nível 2 a um novo patamar, com assistência de autoestrada, direção com mãos livres em faixas autorizadas e estacionamento automático com detecção de vagas via IA.
Cultura pop explica melhor…
É como se o KITT do Super Máquina tivesse voltado, só que agora com Snapdragon, Wi-Fi e sotaque alemão.
Pensa no Her, mas ao invés de se apaixonar pela IA, você a deixa te levar para o litoral sem errar uma saída.
O sistema fez sua estreia no IAA Mobility 2025, na Alemanha, e já foi validado em 60 países, com previsão de alcançar mais de 100 mercados até 2026. A BMW será a primeira a adotar o sistema na plataforma Neue Klasse. A Qualcomm já abriu as portas para outras montadoras também embarcarem nesse rolê.
Quando a gente fala em veículos elétricos ou qualquer carro elétrico moderno, já se espera encontrar tecnologias de ponta como os sistemas ADAS. Mas o mais interessante desse projeto da Qualcomm é que ele não foi criado só para carros top de linha ou 100% elétricos.
A ideia é justamente tornar essa tecnologia mais acessível e escalável, permitindo que outras marcas e modelos, elétricos, híbridos ou até a combustão também possam incorporar esses recursos avançados de direção assistida. É um passo importante para levar inovação de verdade para toda a indústria automotiva.
E aí? Já pensou em ter um carro que lê seus sinais melhor que seu último date, e com bem menos drama?
E para você, leitor do TecMundo, é sempre um prazer trazer essas informações e acompanhar de perto, com vocês, a evolução dos nossos veículos, direto da primeira fila. Vamos juntos!