Home Variedade Bolsa de Valores brasileira lança calculadora de imposto para investidores

Bolsa de Valores brasileira lança calculadora de imposto para investidores

by
5 minutes read

Investidores pessoas físicas, agora, podem acessar calculadora para apurar o Imposto de Renda incidente sobre operações de renda variável. Batizada de ReVar, a ferramenta foi anunciada pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, e a Receita Federal

Neste primeiro momento, os interessados precisam autorizar o compartilhamento de informações na Área do Investidor da B3. O uso efetivo da calculadora será liberado a partir do décimo dia do mês seguinte ao mês da autorização.

Os dados do cliente serão transmitidos com a Receita Federal seguindo as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Bolsa de Valores brasileira lança calculadora de imposto para investidores
Recurso vai beneficiar quatro milhões de brasileiros (Imagem: Lais Monteiro/Shutterstock)

“A parceria com a Receita Federal reforça o compromisso da B3 em criar inovações e simplificações no processo de investimento, tornando a experiência de investir cada vez mais ágil e eficiente, fortalecendo a confiança e ampliando o acesso à bolsa”, afirma Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

Nesta fase, podem ser calculados valores de ações, fundos listados (como imobiliários e Fiagros), BDRs e ETFs realizadas no mercado à vista da B3. A calculadora deverá impactar cerca de quatro milhões de brasileiros.

Leia mais:

Como funciona a ReVar?

  • A calculadora vai compilar dados de todas as operações financeiras realizadas pelos investidores na B3 a partir de informações das corretoras;
  • Com base nisso, serão apurados os ganhos ou prejuízos líquidos, possibilitando o cálculo do imposto devido;
  • A partir daí, é gerado o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) diretamente no portal E-CAC, da Receita.

“A ferramenta ReVar é mais uma entrega alinhada à nova diretriz da Receita Federal de oferecer todos os meios possíveis para orientar os contribuintes e diminuir o custo de conformidade”, afirmou Robinson Sakiyama Barreirinhas, secretário especial da Receita.

Para o futuro, há a expectativa de automatizar o processo a partir de formulário pré-preenchido na Declaração do Imposto de Renda. Além disso, está sendo desenvolvido serviço para que os investidores que operam futuro de índice e de dólar também possam utilizar a calculadora.

Bolsa de Valores brasileira lança calculadora de imposto para investidores
Dados serão compartilhados entre B3 e Receita (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

Conheça o passo a passo para usar a calculadora

  1. O investidor deverá acessar o ReVar na Área do Investidor da B3 e realizar a autorização do compartilhamento de dados. (Serviços > Calculadora de IR > ReVar – Receita Federal);
  2. O investidor será direcionado para a próxima etapa, que acontece no e-CAC (Declarações e Demonstrativos > Apurar Imposto sobre a Renda Variável). Nessa fase, o investidor deverá informar o custo de aquisição dos ativos da sua carteira e informar prejuízos acumulados (caso exista);
  3. Após a conclusão da posição inicial, o sistema passa a apresentar o menu completo com as guias: Início, Posição Inicial, Resolução de Pendências, Eventos, Estoque e Extrato de Operações. Em cada mês é apresentado um resumo do resultado das operações, informando se há ou não imposto a ser recolhido. Os impostos inferiores a R$ 10 serão somados aos próximos meses até completar este valor mínimo para geração da DARF;
  4. Assim que o investidor clicar no botão “Gerar DARF”, o sistema abrirá nova guia no navegador com o documento para pagamento, com código de barras e com QR code para pagamento via Pix.

O post Bolsa de Valores brasileira lança calculadora de imposto para investidores apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment