Home Variedade Bombas da Segunda Guerra reaparecem e forçam evacuação em cidades na Inglaterra

Bombas da Segunda Guerra reaparecem e forçam evacuação em cidades na Inglaterra

by Fesouza
3 minutes read

Duas bombas alemãs da Segunda Guerra Mundial, descobertas em cidades costeiras do sul da Inglaterra, foram neutralizadas nesta sexta-feira (16) após uma operação de segurança. Os explosivos foram localizados nas cidades de Exmouth e Plymouth, no condado de Devon. Milhares de moradores precisaram evacuar as regiões; e áreas portuárias e canteiros de obras foram isolados.

A operação exigiu precisão militar e o uso de tecnologia de raio-X portátil para analisar os detonadores sem dispará-los. O episódio reforça um desafio tecnológico e de segurança pública que ainda persiste décadas após o fim do conflito: a gestão de artefatos não detonados (UXO) em perímetros urbanos.

Tecnologia militar e maré alta garantiram destruição segura das bombas no mar

O trabalho foi complexo por conta da instabilidade dos dispositivos e do local onde foram encontrados. Em Exmouth, uma bomba da Luftwaffe de 250 kg estava posicionada sobre uma draga repleta de combustível, o que elevava drasticamente o risco de uma explosão em cadeia. Já em Plymouth, um artefato menor, de 50 kg, foi detectado num canteiro de obras após uma varredura de solo.

Veículos envolvidos no transporte de bombas da Segunda Guerra Mundial na Inglaterra
Bombas foram levadas até portos locais para depois serem transportadas, por via marítima, durante a maré alta (Imagem: Reprodução/BBC)

Especialistas do 29º Grupo de Descarte de Artefatos Explosivos utilizaram equipamentos de escaneamento para identificar o estado dos fusos (mecanismos que ativam a carga) e determinar se dava para transportar as bombas. Essa análise técnica é vital pois determina se o explosivo pode ser movido sem detonar involuntariamente por vibração ou inclinação. Com o aval da equipe técnica, os artefatos foram levados até portos locais e transportados por via marítima durante a maré alta, momento ideal para a logística de remoção de grandes cargas com segurança.

O processo terminou com detonações controladas em alto-mar, garantindo que a energia da explosão fosse dissipada na água, longe de infraestruturas urbanas. Em Exmouth, o cordão de isolamento de 600 metros deslocou cerca de cinco mil pessoas, muitas das quais passaram a noite em centros de lazer convertidos em abrigos temporários. Após as explosões bem-sucedidas nas primeiras horas da manhã, as autoridades suspenderam as ordens de evacuação. Assim, a população retornou às suas casas e os negócios locais retomaram suas atividades.

(Essa matéria usou informações de duas matérias – esta e esta – da BBC.)

O post Bombas da Segunda Guerra reaparecem e forçam evacuação em cidades na Inglaterra apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment