Bombeiros controlam incêndio no Piauí após 8 dias de combate

Focos isolados de incêndios em áreas rurais entre os municípios de Pavussu e Canto do Buriti, no Sul do Piauí, são monitorados pelos bombeiros após o controle de chamas intensas ao longo de oito dias. As equipes continuam no local realizando o rescaldo.

Quase 7 mil hectares de vegetação de caatinga foram afetadas pela queimada. Agora, brigadistas estão abrindo aceiros — faixas sem vegetação — para impedir a propagação do fogo, caso haja novos focos.

“O trabalho agora é garantir que o fogo não volte. Estamos esfriando pontos ainda quentes e monitorando toda a área para evitar reignições”, explica Shandallyê Araújo, coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Parte da área atingida pelo incêndio (Imagem: Semarh/Divulgação)

Parte da água usada no controle das chamas saiu da Lagoa de Pavussu, retirada pelo helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar. Pelo menos 50 homens participam da operação, sendo 20 brigadistas das cidades de Pavussu, Eliseu Martins e Pajeú do Piauí. 

Investigação em andamento

O local possuía licença de queima, mas auditores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos vão avaliar se o procedimento foi realizado da forma correta pelo responsável. A origem exata do incêndio ainda é desconhecida.

“Somente após a vistoria técnica será possível afirmar se houve descumprimento das normas ambientais. Vamos avaliar o que foi feito dentro e fora da propriedade, os impactos à vegetação e à população local, e aplicar as penalidades cabíveis, caso seja comprovada alguma irregularidade”, destacou Renato Nogueira, gerente de Fiscalização da Semarh, ao Jornal Nacional.

Equipes continuam no local realizando o rescaldo (Imagem: Semarh/Divulgação)

Leia Mais:

Calculando prejuízos…

O prejuízo no campo pode chegar a R$ 3 milhões, levando a prefeitura de Pavussu a decretar estado de calamidade, segundo a TV Globo. A economia local é baseada na apicultura, com produção anual de 170 toneladas de mel.

Brigadistas que atuaram no combate (Imagem: Semarh/Divulgação)

Nas redes sociais, a prefeitura de Pavussu postou instruções para a população se proteger contra a fumaça de incêndios florestais, incluindo a recomendação de manter portas e janelas fechadas e permanecer em ambientes fechados.

O post Bombeiros controlam incêndio no Piauí após 8 dias de combate apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

KTO App: Como Baixar

Pecados Inconfessáveis terá segunda temporada? Veja o que esperar

Misturar IA e armas nucleares não é uma boa ideia